IMPRENSA

22/12/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Personalidades parabenizam ABCP por seu jubileu de diamante

Por ocasião dos 75 anos, completados em 05 de dezembro de 2011, a ABCP recebeu manifestações de diversas lideranças e personalidades, a quem agradecemos e retribuímos.

 

André Basto, Diretor de Construção Norte/Nordeste Odebrecht Realizações Imobiliárias

O trabalho da ABCP ao longo destes 75 anos de atividade tem sido de extrema relevância, pois tem demonstrado a cada dia o quanto ainda é possível desenvolver os sistemas construtivos à base de cimento, buscando a melhoria contínua dos produtos finais e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Parabenizo a ABCP pelo belo papel que vem desempenhando no crescimento da construção civil do Brasil, atuando como elo entre os construtores, fornecedores, órgãos estatais / federais e os diversos interessados. O apoio proporcionado através da Comunidade da Construção deve ser reconhecido como um grande exemplo da atuação efetiva da ABCP no mercado local e nacional.

 

Arcindo Vaquero, Presidente da ABESC

É com muita satisfação que comprimento os amigos da ABCP por completar 75 anos de excelentes serviços prestados à Industria da Construção Civil. Conheço a  ABCP há muito tempo e constato que, liderados pelo Renato Giusti, a sua equipe dá exemplos de expertise, comprometimento e dedicação. Parabéns a todos!

 

Arnaldo Cardim, Professor da Escola Politécnica de Pernambuco

No momento em que são celebrados os 75 anos da ABCP, devemos ressaltar a importante contribuição dada com a transferência da tecnologia dos produtos à base de cimento. Vale lembrar exitosas iniciativas, dentre outras a Comunidade da Construção. Parabéns ABCP. Orgulhamo-nos de tê-la como parceira e temos a certeza que o amadurecimento da instituição se refletirá num futuro promissor para todos os profissionais que com ela se relacionam.

 

Carlos Alberto Gennari, Presidente do Conselho Estratégico da ABCIC

A verdadeira medida de qualquer ação é o resultado. Para medir o extraordinário resultado da ABCP basta fazer uma pequena caminhada por qualquer cidade do nosso imenso Brasil para constatar que nada é mais presente na vida dos cidadãos brasileiros do que os produtos de cimento. Outro indicador importante da sustentabilidade de um projeto é a constatação de sua longevidade, o que é inquestionável quando a ABCP completa 75 anos de existência. E o futuro como fica? Certamente, ainda mais promissor, porque a ABCP continuamente tem apoiado a inovação na construção civil. Parabenizamos a ABCP pela sua trajetória de sucesso que tanto tem contribuído para a cadeia da construção civil brasileira e para o desenvolvimento do nosso país.

 

Carlos Roberto Petrini, Presidente executivo do Sinaprocim / Sinprocim

Nestes últimos 75 anos a Associação Brasileira de Cimento Portland tem demonstrado verdadeiros esforços em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da indústria da construção, sendo representativa nos âmbitos político e privado, trazendo cada vez mais oportunidades de negócios e parcerias para seus associados, vivendo num cenário que exige transformações, atualizações tecnológicas e fortalecimento do setor. O Sinaprocim / Sinprocim parabeniza a ABCP. Caminhando juntos, teremos grandes e futuras conquistas para o crescimento do Brasil.

 

Eduardo Catão, Presidente da CDL Recife

A ABCP é uma instituição que se preocupa com a nossa cidade, no ponto de vista socioambiental. É uma entidade que busca parcerias, com o objetivo de tornar o Recife mais acessível para os cidadãos. Em todas as suas ações, observamos uma grande preocupação em contribuir para a mobilidade na cidade, com muita ética, competência técnica e um forte espírito de cooperação. Parabéns à ABCP pelos 75 anos de atividades e excelência.

 

Fernando de Carvalho, Presidente da ABTC

O 75º aniversário da ABCP confirma a solidez de uma entidade que nasceu fadada ao sucesso! A ABTC, sua parceira, tem acompanhado nesta última década um trilhar cheio de muitas conquistas! Por essas e outras, neste dia tão importante, congratulamo-nos e confraternizamo-nos com essa Associação, que é para o Brasil referência de evolução em estudos e tecnologias para o crescimento e desenvolvimento de nossos produtos e profissionais. Parabéns sr. presidente, diretores, empregados, associados e apoiadores da ABCP.

 

Gen. Marcio Velloso Guimarães, Comandante do 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro

Na oportunidade em que a ABCP comemora 75 anos de existência, é com satisfação que externo o reconhecimento do Comando do 1º Grupamento de Engenharia do Exército pelo profícuo trabalho realizado. Destaco nesta ocasião a parceria desenvolvida a partir de 2006 com o Exército Brasileiro nas obras de duplicação e revitalização da BR 101 NE, nos Estados do RN, PB e PE, que encontram-se em fase final, apresentando inquestionável padrão de qualidade, com excelente nível de conforto para os usuários. A transmissão, pela ABCP, de importantes conhecimentos e a qualificação dos recursos humanos das unidades militares envolvidas no planejamento e execução dos trabalhos, aliados ao acompanhamento técnico da construção do pavimento rígido da rodovia, foram fundamentais nesta vitoriosa e pioneira atividade da Engenharia Militar Brasileira, caracterizando perfeita sintonia e interação de experiências entre duas entidades comprometidas com aquele importante empreendimento, em prol do desenvolvimento nacional. Assim, externo o sincero agradecimento dos militares e civis deste comando e dos batalhões de engenharia de construção subordinados, desejando novos e continuados sucessos à ABCP.

 

Íria Lícia Oliva Doniak, Presidente executiva da ABCIC

Dos 75 anos da ABCP, acompanho sua trajetória há 25, quando ainda na universidade, cursando Engenharia Civil na PUC-PR, soube que haveria um curso avançado com o saudoso professor Salvador Giammusso. Este teria sido o primeiro de muitos outros realizados, que sem dúvida influenciaram minha vida profissional. A ABCP sem dúvida vem cumprindo seu papel não somente no que tange ao desenvolvimento da indústria cimenteira e na promoção técnica de seus produtos e sistemas, mas construindo relacionamentos concretos. Em nome de nossa diretoria parabenizamos a ABCP, agradecendo o apoio à pré-fabricação em concreto no Brasil.

 

Joel Krüger, Presidente do Crea-PR

Parabenizo a ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland pelos seus 75 anos de contribuição para com a construção civil brasileira. O compromisso com a pesquisa e inovação tecnológica fazem com que a entidade esteja preocupada com a sustentabilidade da indústria da construção. E isso é de fundamental importância para o exercício das profissões das áreas tecnológicas”.

 

José Carlos de Oliveira Lima, Presidente do Deconcic / Consic da Fiesp

O Departamento e o Conselho da Indústria da Construção, da Federação das Indústrias de São Paulo, sentem-se honrados em ter em seu rol de entidades a ABCP, que unida aos demais elos da cadeia produtiva contribui para o fortalecimento do setor por meio do desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas e privadas, que fazem parte da missão dessas duas áreas, muito atuantes na Fiesp, com abrangência estadual e nacional. A integração da ABCP com o setor tem sido fundamental pois, nestes 75 anos de vida, dentro de um processo contínuo de atuação pela melhoria do produto de seus associados e pela busca da inovação tecnológica, e ao mesmo tempo ofertar soluções ao produto final da construção, todos nós ganhamos. Essas contribuições só são possíveis a entidades com maturidade e com comprometimento com o Brasil, razão pela qual manifestamos nossos parabéns pela importante data.

 

José de Paula Barros Neto, Diretor do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

A ABCP tem sido uma instituição fundamental para o desenvolvimento da engenharia em nosso país, reconhecida internacionalmente como um dos ícones na realização de obras em concreto armado. Além disso, a ABCP tem sido uma parceira do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará no desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e divulgação da engenharia em nosso Estado. Por tudo isso, parabenizo a ABCP por seus 75 anos, desejando muitos mais anos de existência para o engrandecimento da engenharia nacional que passa por um momento tão auspicioso.

 

José Mário Cavalcanti, Presidente do Crea-PE

É com grande satisfação que parabenizo, em nome de todos os profissionais registrados no Crea-PE, esta respeitada entidade pelos 75 anos de trabalho em prol dos estudos do cimento e de suas aplicabilidades, sendo este, eu diria, o mais importante material para o desenvolvimento de uma nação. Devido ao empenho dos membros da Associação com a promoção de cursos de caráter técnico, o Brasil avançou em tecnologia com o uso do cimento e conquistou um lugar de destaque nas grandes obras de engenharia. As empresas pernambucanas do setor devem estar preparadas tanto com capital humano como tecnológico para atender às novas demandas com a chegada dos empreendimentos estruturadores. De acordo com dados do SNIC, o consumo do cimento cresceu 5,75% na Região Nordeste no acumulado de janeiro a novembro de 2011 e tenho certeza que Pernambuco é a grande mola desse incremento.

 

Marcelo Kaiuca, Presidente da BlocoBrasil

Nossas felicitações pelo 75º aniversário dessa associação que tanto tem feito pelo fomento das indústrias fabricantes de produtos à base de cimento no Brasil. Nós da BlocoBrasil parabenizamos o apoio técnico que a ABCP tem propiciado para melhoria da qualidade dos blocos e pisos de concreto produzidos por nossos associados, através de ações objetivas como cursos, participações efetivas na elaboração e revisão de normas brasileiras, seminários, palestras, confecção de manuais técnicos, certificação através do Selo da Qualidade ABCP e apoio laboratorial da melhor qualidade.

 

Paulo Kiss, Editor da Revista Téchne (Editora Pini)

A Associação Brasileira de Cimento Portland constitui uma das principais fontes de informações utilizadas pelas revistas e sites direcionados aos profissionais da indústria da construção civil. Trata-se de uma referência, principalmente no que tange aos estudos e pesquisas sobre as aplicações do concreto, um material cuja utilização se confunde com a história da Arquitetura e da Engenharia Civil no País. A equipe da revista Téchne parabeniza a indústria do cimento pelos 75 anos de fundação da ABCP.

 

Pedro Wähmann, Presidente do Secovi Rio

O Secovi Rio parabeniza a ABCP pela seriedade com que vem atuando há 75 anos, pautando suas atividades na controle de qualidade da indústria cimenteira, mas sem deixar de lado a preocupação com as questões ambientais e o consumo responsável de energia. Sempre empenhada em apoiar associações e sindicatos, principalmente os ligados à cadeia produtiva da habitação, a ABCP mostra que da união é possível fazer um país melhor. O Secovi Rio e a ABCP têm muito em comum, afinal, o boom do setor imobiliário nos últimos anos significa mais trabalho tanto para a indústria quanto para a administração imobiliária, setor representado por nós no Estado do Rio de Janeiro. Que nos próximos anos a ABCP continue trilhando sua trajetória de sucesso e bons serviços prestados ao País.

 

Rui Quadros Assad, Presidente da Associação dos Engenheiros do DER Paraná

Constatamos com satisfação a longevidade – 75 anos – da ABCP, pois partilhamos com ela o gosto pela evolução aliada à economia. Pelo menos desde 1978, quando, ainda acadêmico, participamos de curso da ABCP para projetos de pavimentação usando solocimento. Acompanhamos várias investidas vitoriosas da entidade visando a inovação e os desafios na implantação, conservação, restauração e duplicação das rodovias brasileiras. Saudações à ABCP e aos seus integrantes.

 

Tatiana Almeida Ferraz, Gerente da área de Construção Civil do Senai Bahia

Parabenizo a ABCP pelos seus 75 anos de existência, promovendo o bom uso do cimento, material de suma importância na construção civil brasileira. O Senai BA é parceiro da ABCP em diversas ações. Destaco a Comunidade da Construção, iniciativa brilhante da Associação da qual o Senai participa e coordena desde 2002, que aproxima construtoras, Sinduscons, universidades, fornecedores e projetistas, criando um clima de interação e troca positiva com foco na melhoria de desempenho. Os cursos e impressos da ABCP levam informação de qualidade para os profissionais do setor, contribuindo para a inovação dos sistemas construtivos. Temos orgulho de contribuir com estas ações. Que venham outros 75 anos!

 

Vahan Agopyan, Professor titular da Escola Politécnica da USP e especialista do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)

Sempre que comemoramos o aniversário de uma instituição renomada, devemos analisar a circunstância e a motivação de sua criação. Os fundadores da ABCP foram visionários e até ousados, ao propor uma entidade para o desenvolvimento e disseminação da tecnologia do cimento portland, e dos produtos derivados dele, num período em que o seu consumo ainda estava se consolidando e a indústria estabelecida no país era muito recente. Graças à atuação competente da Associação nestes 75 anos, buscando a aplicação correta do cimento no nosso país e procurando o aprimoramento contínuo deste material e de seus derivados, conseguiu-se que no século 21 os produtos derivados do cimento, como o concreto e as argamassas, continuem sendo os mais consumidos pela construção civil, mesmo tendo concorrentes importantes em todas as suas principais aplicações.

Tags:, , ,

Revoke Consent