IMPRENSA

30/09/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

População de São Luiz do Paraitinga recebe 151 casas em concreto PVC

Na sexta-feira, 24 de setembro, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) participou da cerimônia de entrega de 151 moradias em concreto PVC à população de baixa renda de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica atingida por uma forte enchente no início deste ano. Foram entregues 106 sobrados de 54,86 m2 e 45 casas de 65,90 m2 de área construída.

Alberto Goldman, governador de São Paulo; Lair Krähenbühl, secretário estadual de Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU); Ana Lúcia Bilard, prefeita de São Luiz do Paraitinga, dentre outras autoridades, participaram do evento.

Em vista do sucesso do sistema construtivo e no tocante à sua qualidade e a condição das habitações como moradia dignas,  o governador autorizou a construção de mais 100 novas unidades na cidade, que suprirá o déficit habitacional de São Luiz do Paraitinga.  Durante a cerimônia, a Secretaria  de Estado da Cultura e a CDHU assinaram convênio no valor de R$ 8,4  milhões para  concessão de  crédito a proprietários de moradias atingidas pelas inundações, localizadas no centro histórico. Nestas moradias entregues, foram investidos  R$ 17,4  milhões.

A ABCP, em parceria com a CDHU, a Braskem e a Royal do Brasil Technologies, forneceu orientação técnica durante a construção das casas, erguidas pelo sistema de paredes de concreto com fôrmas fixas de PVC. A técnica, desenvolvida pela Royal e chamada RBS – Royal Building Systems, utiliza perfis leves de PVC encaixados por módulos, deixando um vão livre, oco, preenchido com concreto e aço estrutural. No Canadá, o sistema é conhecido como “Casa de PVC”. O nome concreto PVC deve-se à Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

No evento, Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo da ABCP, foi entrevistado pelos veículos de comunicação da região. Para a agência R3 Notícias, o engenheiro contou sobre a participação da ABCP no acompanhamento e orientação das obras.

Veja vídeo

Tags:, ,