IMPRENSA

09/08/2011IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Programa Arkhi-Arquiteto encerra primeiro curso

Encerra-se na quinta-feira, 11/08/11, a primeira edição do Curso de Extensão Universitária em Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos, oferecido pela Faculdade Belas Artes de São Paulo para estudantes de arquitetura. O curso faz parte do Programa Arkhi-Arquiteto, parceria firmada entre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Associação Brasileira do Alumínio (ABAL); Associação Brasileira de Construção Metálica (ABCEM); Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP); Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro Plano (ABRAVIDRO); e Instituto do PVC com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da formação de arquiteto e urbanista.

Os alunos da primeira edição tiveram uma carga horária de 250 horas ao longo de 1 ano. O grupo iniciou com 34 participantes, encerrando-se com 17 pessoas aprovadas, das quais sete com distinção, entre eles o engenheiro Ricardo Moschetti, gerente da Regional São Paulo da ABCP. A próxima edição ocorre em 2012 e terá mudanças, de modo a tornar o curso menos extenso no tempo, com aulas durante os dias úteis da semana, das 17 às 19 horas, evitando assim o comprometimento dos fins de semana.

 

O programa

A principal finalidade do Programa Arkhi-Arquiteto é apresentar ao mercado de trabalho um profissional capacitado e preparado para as exigências e necessidades da sociedade atual e apto a promover programas de atendimento de consultorias e assessorias técnicas, de forma coletiva ou individual e, além disso, disponibilizar bases de consultas a estudos técnicos, teses, monografias, registros de marcas e patentes e tudo o mais que possa se relacionar com o objeto deste instrumento.

“O projeto é bastante ousado, devido ao seu ineditismo no país. Isso já acontece na Europa e em outros países, mas, no Brasil, a distância entre o ensino superior e o mercado ainda é muito grande”, disse o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes,  prof. dr. Turguenev Roberto de Oliveira, na ocasião de lançamento do programa.

O programa de aulas, batizado de “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”, englobou cinco disciplinas, cada uma delas ministrada por professores indicados pelas instituições parceiras: ABAL, ABCEM, ABCP, ABRAVIDRO e Instituto do PVC.

Sistemas construtivos à base de cimento

O conteúdo abordou as características dos sistemas construtivos à base de cimento, de modo a fortalecer no aluno a capacidade de análise, especificação e utilização desses sistemas. Aprofundou também os conhecimentos tecnológicos do material e de seus produtos derivados, em especial do concreto, e procurou despertar o interesse e a capacidade questionadora sobre o futuro e desafios dessas tecnologias.   As aulas relacionadas com os sistemas construtivos à base de cimento contaram com a dedicação de diversos profissionais da ABCP (Arnaldo Battagin, Rubens Curti, Cláudio de Oliveira, Mariana Marchioni, Carina Saito e Lígia Pinheiro), e também de profissionais como Íria Oliva Doniak, diretora executiva da Abcic, e Carlos Alberto Tauil, consultor e ex-presidente da Bloco Brasil.

Tags:, ,