Vídeos

24/10/2017Vídeos

Programa Rio em Foco, da TV Alerj, debate Calçadas Acessíveis

  Clique aqui para assistir ao programa na íntegra pelo Youtube.

Dados divulgados pelo IBGE revelam que, no Brasil, 30% das viagens cotidianas da população são realizadas a pé. Mas se os buracos nas estradas são visíveis, o mesmo não ocorre com as calçadas. De acordo com dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2004, que embora estejam desatualizados ainda são uma referência importante, 10% da população se machucam em quedas nas calçadas. Cada acidente gera um custo de aproximadamente 2,5 mil reais para a sociedade, com despesas de assistência médica, afastamento do trabalho etc. Por isso, o Rio em Foco do dia 02/10/2017 apresentou o Projeto Calçada Acessível, que está sendo implantado em 31 municípios do Estado do Rio com o objetivo de padronizar as calçadas e torná-las mais acessíveis.

Criado em 2010, o Projeto Calçada Acessível é uma parceria entre a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). O projeto possui sete etapas de implantação. A primeira delas é a apresentação da carta de intenção levada até as prefeituras, seguida de workshops participativos, seminários e por fim a elaboração de um manual e folder de calçada. Para debater o tema no Rio em Foco, foram convidados o arquiteto Luiz Gustavo Guimarães, do Escritório Regional da ABCP no Rio de Janeiro, e Marcelo Kaiuca, coordenador do projeto Calçada Acessível pela Firjan. “O programa Calçada Acessível é importante porque tem custo zero para as prefeituras, além de ser muito bem absorvido. Se uma prefeitura fosse contratar uma consultoria externa para desenvolver um programa desse, o investimento seria alto”, afirma Marcelo Kaiuca.

“Acreditamos que a partir do manual todas as calçadas a serem construídas ou reformadas no município passem a ser feitas da forma correta”, explica o arquiteto da ABCP no Rio, Luiz Gustavo Guimarães. O programa Rio em Foco (Forum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro) exibido no dia 02/10/2017 na TV Alerj (Canal 12 da NET) está disponível no canal do Fórum no Youtube.

Tags:, , , ,

Revoke Consent