IMPRENSA

20/03/2013IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Recursos para qualificação de profissionais

O 19º Salão Internacional da Construção (Feicon Batmat), maior feira de varejo de materiais de construção da America Latina, contou em sua abertura, no dia 12 de março de 2013, com a assinatura de um acordo para desenvolver ações visando aprimorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor do setor de habitação.

A ação envolveu o Instituto Brasileiro de Serviços e Tecnologia para a Habitação (IBSTH), a Associação Nacional dos Revendedores de Materiais de Construção (Anamaco), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) e diversas outras entidades do setor, entre elas a ABCP, que esteve representada pelos gerentes Valter Frigieri (Mercado e Planejamento) e Hugo Rodrigues (Comunicação).

Pelo acordo, o IBSTH ficará responsável pela captação de recursos públicos e privados para garantir e desenvolver programas de qualificação profissional que serão formatados com as entidades parceiras, em razão do instituto ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Por outro lado, as entidades se comprometeram a seguir oferecendo ao mercado apenas produtos adequados e em conformidade com as normas técnicas da ABNT e de empresas qualificadas no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), através das ações dos diversos Programas Setoriais de Qualidade (PSQs). Além disso, também auxiliarão a rede comercial e de prestação de serviços da construção, na formação de mão de obra, incentivando a criação de cursos de qualificação profissional. Por fim, as associações criarão um canal de comunicação adequado para o setor, voltado a divulgar os profissionais qualificados e incentivar esses profissionais a se formalizarem como Micros Empresários Individuais (MEI) ou Micro e Pequenas Empresas (MPE).

O projeto Clube da Reforma da ABCP teve um papel preponderante na elaboração do acordo, ao organizar e disponibilizar estudos e pesquisas que detalharam o comportamento das classes D e E com respeito à reforma, e as necessidades para a organização desse segmento da construção. Vale ressaltar, inclusive, que o acordo nasceu a partir de um dos comitês do Clube da Reforma que, em uma das ações, reuniu estas entidades do setor para debater soluções para esses gargalos de qualificação e mão de obra.

A Feicon Batmat ocupou todo o pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, e foi marcada pela presença de autoridades, entre elas o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que falou sobre os investimentos em infraestrutura do Estado. Alckmin destacou os referentes ao Rodoanel, ao Metro, aos VLTs, a Trens de Alta velocidade (TAVs) e também os relativos ao compromisso com a Expo 2020, feira de tecnologia que São Paulo sediará.

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent