IMPRENSA

01/07/2016IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Rede Lat-RILEM – Cimento une indústria e academia

No último dia 23 de junho, foi lançada na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), hoje compartilhada com a Agência USP Inovação, a Rede Latino-Americana de Pesquisa em Cimento, que busca estreitar a colaboração entre pesquisadores da academia e profissionais da indústria do cimento. Esta rede é uma iniciativa da Lat-RILEM, sucursal latina da Rilem (Rede Internacional de Laboratórios de Ensaios de Materiais), sediada em Paris.

O principal objetivo da rede é aumentar a eficácia social da pesquisa, acelerar o desenvolvimento de soluções para problemas técnicos relevantes da cadeia produtiva do cimento e dos seus clientes, incluindo soluções propostas de ações dirigidas para reduzir o impacto ambiental, bem como propiciar a formação de recursos humanos qualificados tanto para a indústria como para a academia.

O “modus operandi” da Rede privilegia a busca de pontos de interesse comum entre os presentes, atuando na área de conhecimento básico e desenvolvimento de pesquisas em nível pré-competitivo. A rede também busca dar suporte técnico para a melhoria da normatização na área do cimento, sem no entanto avançar em especificações de produto, objetos de negociação nos fóruns normativos. O compartilhamento de laboratórios e a colaboração na busca de financiamento à pesquisa são mecanismos importantes de colaboração.

Para a indústria, a Rede Lat-RILEM é uma oportunidade de otimizar os investimentos e custos de pesquisa e melhorar a captação de recursos humanos, o que deve facilitar a atração de talentos. Para a academia, a Rede oferecerá uma oportunidade de colaboração e de aumentar a relevância social das atividades de pesquisa, além de ter acesso ao conhecimento acumulado na indústria cimenteira.

A Rede Lat-RILEM será associada à Nanocem, o que permitirá aproveitar os conhecimentos ja acumulados nesta rede europeia, acelerando ainda mais o desenvolvimento das pesquisas regionais.

O lançamento da Lat-RILEM contou com a presença de representantes das seguintes empresas, institutos e universidades: ABCP, Bruker, Ciplan, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; GCP (antiga Grace), Intercement, Universidade de Brasília (UnB), IPT, Votorantim Cimentos, Universidade de Federal da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FEI, Unesp, UNICEn (Argentina), entre outras organizações.

A iniciativa continua aberta à adesão de empresas e entidades de pesquisa. Bruker e GCP patrocinaram o evento.

A próxima reunião será realizada no segundo semestre de 2017, em data a ser marcada. Para mais informações, contatar prof. Vanderley M. John, da Escola Politécnica da USP, pelo email: vmjohn@lme.pcc.usp.br

Tags:, ,

Revoke Consent