Banco de pautas

04/04/2013Banco de pautas, IMPRENSA

Revestimento é cartão de visita do revestimento

Correta aplicação da argamassa garante qualidade e pode diminuir os custos globais da obra

 

O revestimento é o que mais chama a atenção em um empreendimento, pois é a partir dele que as edificações se apresentam para o consumidor. Não é diferente na região litorânea de Santa Catarina, que vem recebendo grande volume de investimentos no segmento imobiliário, obrigando as construtoras a investir em sistemas que garantam a qualidade, atendam à demanda por habitação de forma rápida e, claro, despertem o interesse visual de quem pretende adquirir o imóvel.

Utilizado para fazer o acabamento das fachadas externas, paredes e tetos, o revestimento em argamassa é uma opção largamente utilizada pelas construtoras. A aplicação pode ser feita de forma tradicional, por meio da força humana, ou a partir do sistema de argamassa projetada, que proporciona maior rapidez na execução, mais qualidade e menos desperdício. Neste contexto, as construtoras precisam qualificar sua mão de obra para que seja possível adotar novas tecnologias, com o objetivo de racionalizar o processo construtivo.

“No caso dos revestimentos, novas formas de aplicação, como a argamassa projetada, ou a adoção de novos componentes permitem ganhos de produtividade com menos mão de obra envolvida, reduzindo os custos globais do empreendimento”, explica Alex Maschio, gerente da regional sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Utilizada para o acabamento, a argamassa de revestimento (camada externa que cobre a alvenaria) tem a função de dar acabamento e melhorar aspecto visual das edificações. “A qualidade das obras depende da correta aplicação do revestimento, independentemente se é realizada de forma manual ou racionalizada. A difusão das boas práticas de projeto, planejamento e execução do sistema construtivo de revestimento em argamassa permite aumentar a competitividade e melhorar o desempenho das construtoras”, analisa Maschio.

 

Revestimento com argamassa em Florianópolis

Revestimento com argamassa é o tema que está sendo discutido na Comunidade da Construção em Florianópolis, movimento de integração da cadeia produtiva criado pela ABCP.  No dia 2 de abril será realizada a 4ª etapa da capacitação, que abordará planejamento.

A escolha do tema revestimento para este ciclo se deu a partir de pesquisa realizada com as construtoras participantes da Comunidade da Construção, apresentando importante demanda do mercado. O treinamento é voltado para engenheiros, arquitetos, técnicos e profissionais atuantes na produção de edifícios e gerenciamento de obras.  As aulas são teóricas, intercaladas com reuniões técnicas e visitas monitoradas.

A Comunidade da Construção de Florianópolis é integrada por 14 construtoras, quatro fabricantes, uma universidade e um laboratório, totalizando 40 profissionais, entre engenheiros, arquitetos, empresários e técnicos. O treinamento conta com a parceria do Sinduscon/Florianópolis, Crea/SC e Associação Catarinense de Engenheiros (ACE).

 

A Comunidade da Construção

A Comunidade da Construção – que completou 10 anos de atuação em 2012 – é um movimento de integração da cadeia produtiva que busca aumentar o desempenho dos sistemas construtivos à base de cimento. Formada por construtoras, fabricantes de materiais, projetistas, prestadores de serviço, universidades, entidades e consultores, tem como objetivo aumentar a competitividade de mercado. Criada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Comunidade da Construção conta com a participação de diversas entidades nacionais e locais, além de parceria com os Sinduscons – Sindicatos da Indústria da Construção Civil nas cidades onde está presente.

 

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há mais de 75 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas sobre o cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira.

Tags:,

Revoke Consent