IMPRENSA

O presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo, durante apresentação do Roadmap Net Zero – Brasil (Foto: Eder Santin)

21/07/2022IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Roadmap Net Zero – Brasil

ABCP e SNIC reúnem lideranças para debater neutralidade climática na indústria da construção 

A necessidade crescente de descarbonização da nossa economia e os preceitos ratificados no Acordo de Paris – e assumidos pelo Brasil – têm mobilizado diversos segmentos produtivos. No Brasil, o setor da construção civil caminha em sintonia com essa tendência, tendo promovido importantes avanços em relação ao tema. Essas iniciativas visam acelerar a transição rumo a uma economia neutra em carbono, tão demandada pela sociedade contemporânea para frear o avanço das mudanças climáticas.  

O tema faz parte da pauta da indústria do cimento há algumas décadas. Mais recentemente, em 2019, a indústria lançou o Roadmap Tecnológico do Cimento – Brasil, que apontava diferentes meios para reduzir suas emissões a curto, médio e longo prazo. Em 2021, a Global Cement and Concrete Association (GCCA) lançou o Roadmap Net Zero, com compromissos de alcançar a neutralidade em carbono do cimento e concreto até 2050, movimento ao qual a indústria brasileira também aderiu por meio do chamado Roadmap Net Zero – Brasil.

 

Participação da cadeia produtiva

A fim de aprofundar o debate, a ABCP e o SNIC convidaram diversos líderes setoriais para que juntos, durante um encontro na quinta-feira, 21/07, todos pudessem debater a pauta. “Entendemos que a indústria da construção tem aportado contribuição fundamental a essa agenda e, como parte integrante dessa cadeia, acreditamos que podemos ir além, buscando soluções sinérgicas e compartilhadas para construirmos também, de forma conjunta, um mundo mais sustentável”, explicou o presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo Penna. 

Na mesa-redonda para a qual as entidades foram convidadas, especialistas da indústria do cimento retrataram o atual cenário e apresentaram visões e caminhos para o setor alcançar a neutralidade climática na indústria da construção. Destacou-se a necessidade de atualização do Roadmap do Cimento (2019) para uma visão expandida da cadeia da construção, sob um novo olhar sobre a descarbonização e a neutralidade climática (Roadmap Net Zero – Brasil), ouvindo as diferentes visões e iniciativas dos entes da cadeia da construção e convidando seus atores a participarem, de forma colaborativa, em uma agenda conjunta.

Além da ABCP e SNIC, o encontro contou com a presença de representantes do Ibracon, Abesc, Abece, Sinduscon-SP, ABCIC, Abrainc, ABTC, CBCS, BlocoBrasil e Sinaprocim, convidados a apresentar as respectivas iniciativas após as apresentações técnicas.

 

PROGRAMA DO ENCONTRO

Abertura – Paulo Camillo Penna (ABCP/SNIC)

Roadmap Cimento – Brasil (2019) – Gonzalo Visedo (SNIC)

  • Avanços já alcançados pela indústria do cimento e projeções futuras 
  • Novas tendências que nos levam à necessidade de ir além: a) Acordo de Paris, NDC e Cenário 1,5oC; Precificação de Carbono; Financiamento Climático

 

Roadmap Global (GCCA) Concreto Carbono Neutro – Álvaro Lorenz (Votorantim Cimentos) 

  • Necessidade de alcançar a neutralidade
  • Roadmap GCCA / Roadmap Accelerator Program e Atualizações dos Roadmaps Nacionais

 

Interações e busca de sinergias com entidades e especialistas – Moderação: Valter Frigieri (ABCP)

  • Importância do esforço colaborativo entre os entes da cadeia
  • Relatos de iniciativas e experiências por parte das representações das diferentes entidades da cadeia
  • Busca de sinergias e de cooperação conjunta para se alcançar a descarbonização da indústria da construção

Tags:, , , , ,

Revoke Consent