IMPRENSA

07/04/2010IMPRENSA, Noticias, Sul

Rodovia BR-392

ABCP Sul realiza palestra sobre pavimentação de concreto

O escritório Regional Sul da ABCP apresentou em março último o sistema de execução de pavimentos de concreto a representantes das  construtoras Triunfo, SBS Engenharia, Mac Engenharia e Enecon Engenharia, durante uma palestra realizada em Rio Grande (RS). O gerente regional da ABCP, Carlos Roberto Giublin, abordou a aplicação do sistema com equipamentos de fôrmas deslizantes na pavimentação em concreto da BR-392, no trecho entre Pelotas e Rio Grande. Como o projeto licitado para a obra foi desenvolvido em 2001, algumas inovações decorrentes dos avanços tecnológicos devem ser agora incorporadas. No treinamento, os participantes levantaram junto à empresa projetista a necessidade de revisão dos projetos e especificações para a correta execução da obra.

Os 58 km de rodovia irão contar com um trecho de pavimentação em concreto de 27 km, cuja execução terá o apoio técnico da ABCP. O início das obras de duplicação da BR 392 está previsto para o segundo semestre de 2010. A duplicação foi dividida em cinco lotes de obras, cabendo o o lote 4, em pavimento de concreto, à empresa Triunfo.

Panorâmica
A BR-392 destaca-se como uma das mais importantes do Estado, por dar acesso ao porto marítimo de Rio Grande, um dos principais do país. “O trecho de duplicação da rodovia em concreto (lote 4) contará com duas pistas de 3,60 m de largura cada, um acostamento interno de 1,0 m e o acostamento externo de 2,5 m. A espessura da placa é de 23 cm e terá uma base de CCR (concreto compactado com rolo) de 15 cm, explica Fernando Druck, representante regional da ABCP Sul em Porto Alegre.

Para sugestões ou informações sobre esta matéria, contate a ABCP pelo e-mail abcpsul@bighost.com.br

Tags:, ,

Revoke Consent