IMPRENSA

22/12/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

São José dos Campos e Ribeirão Preto conhecem soluções habitacionais

O crescimento das cidades traz alguns desafios que precisam de iniciativas viáveis e de qualidade, que permitam o bem-estar de sua população em tempo hábil. Para debater a questão da habitação, um desses gargalos, a ABCP promoveu, em 29 de novembro e 7 de dezembro, o workshop “Soluções para Programas Habitacionais – Sistemas Construtivos à Base de Cimento”, em São José dos Campos e em Ribeirão Preto, respectivamente.

O workshop foi realizado em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA SJC), a Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap), o Sinduscon (Vale do Paraíba e Ribeirão Preto) e a Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).

O encontro teve como objetivo apresentar a construtoras, engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil as características de projetos habitacionais e dos sistemas à base de cimento para a construção de moradias, no que se refere a vantagens e viabilidade.

No programa foram abordados a alvenaria estrutural com blocos de concreto; parede de concreto, como uma solução para empreendimentos em alta escala; estruturas pré-fabricadas de concreto; concreto PVC (a utilização do sistema Royal para construção de casas populares). Foram abordados também as implicações da nova norma de desempenho (NBR 15575) para o setor da construção e como a Comunidade da Construção e suas ações tem ajudado na melhoria e implantação dos sistemas à base de cimento.

O workshop foi ministrado por profissionais da ABCP, BlocoBrasil, GMO Engenharia, Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), do CB-18 (Comitê Brasileiro da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT responsável pela normalização de cimento, concreto e agregados), da Royal do Brasil Technologies e da Wendler Projetos. O encontro teve o apoio da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc), da BlocoBrasil e da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC).

ABCP

A ABCP apresentou propostas de atuação da Comunidade da Construção para a região do Vale do Paraíba e para Ribeirão Preto, que consiste na organização de um grupo de empresas para a disseminação do conhecimento e boas práticas em projeto, planejamento e execução dos sistemas construtivos. Os objetivos dessa proposta são aumentar a competitividade e melhorar o desempenho das construtoras.

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent