IMPRENSA

13/04/2016IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável

Um evento dedicado inteiramente à capacitação de arquitetos paisagistas sobre o pavimento permeável, suas características, projeto, especificação e normalização. Esta é a proposta do seminário que acontecerá no próximo dia 9 de maio de 2016, das 14h às 18h, no auditório da ABCP, em São Paulo. O seminário é uma realização da Bloco Brasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto), com apoio da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e do Sinprocim / Sinaprocim, o sindicato das indústrias de artefatos de cimento.

“O objetivo da Bloco Brasil e das entidades parceiras com esse seminário é o de fornecer aos arquitetos paisagistas informações técnicas rigorosas e confiáveis sobre as características dos diversos tipos de pavimentos permeáveis, as exigências para um bom projeto paisagístico com esse tipo de pavimento e as prescrições constantes da norma ABNT 16.416/2015, que regulamentou os requisitos e procedimentos para pavimentos permeáveis de concreto”, explica Ramon Barral, presidente da Bloco Brasil.

 

Palestras

O seminário foi estruturado com base em dois enfoques principais, a serem abordados nas duas palestras do evento: a primeira delas, que será ministrada pelo engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Indústria da ABCP, abordará os principais itens da norma 16.416 na palestra intitulada “Normatização dos pavimentos permeáveis”. “A norma estabelece as diretrizes para a correta utilização do pavimento permeável, permitindo até o reaproveitamento das águas pluviais, algo fundamental nesses tempos de crise hídrica”, afirma Cláudio Oliveira.

Na segunda palestra, a engenheira Liliane L. C. Alves Pinto, da empresa de consultoria L. C. Engenharia, detalhará as questões de hidrologia, permeabilidade dos solos e reuso das águas pluviais em um projeto de pavimento permeável na palestra “Pavimento permeável: uma estrutura sustentável”. A moderação das palestras será feita pela arquiteta paisagista Maria Cecília (Ciça) Gorski, ex-presidente da Abap. Haverá ainda demonstração prática da permeabilidade do pavimento permeável com revestimento de peças de concreto drenante no Laboratório da ABCP.

Ao final do evento, os participantes, que precisam ser obrigatoriamente associados à Abap, receberão um exemplar com a íntegra da norma ABNT NBR 16.416/2015.

A participação no seminário é gratuita, porém as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas na Abap, pelo e-mail: abap@abap.org.br.

 

Serviço

Evento: Seminário de capacitação: pavimento permeável

Local: Auditório da ABCP, av. Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo (estacionamento grátis no local)

Inscrição: gratuita (vagas limitadas) e exclusiva para arquitetos paisagistas associados da Abap, pelo e-mail: abap@abap.org.br

Data: 9/5/2016

Horário: 14h às 18h

 

Informações para a imprensa:

Mandarim Comunicação

Tel. (11) 2690-4500, 3337-5633, 99131-0186

Silvério@mandarim.com.br

Tags:,

Revoke Consent