Banco de pautas

22/11/2011Banco de pautas, IMPRENSA

Seminário Soluções para Programas Habitacionais: Sistemas Construtivos à Base de Cimento

No dia 24 de novembro, representantes do setor da construção civil de Pernambuco estarão reunidos no Seminário Soluções para Programas Habitacionais: Sistemas Construtivos à Base de Cimento, a ser realizado no auditório do Sinduscon/PE, das 13h30 às 18h25, na capital pernambucana. Promovido pela Comunidade da Construção do Recife, o evento apresentará ao setor as características de projeto, materiais, recomendações, vantagens e viabilidade dos sistemas construtivos à base de cimento direcionados aos programas habitacionais.

O seminário dará também destaque à nova norma de desempenho de edificações e ao posicionamento da Caixa Econômica Federal quanto às inovações tecnológicas. “O objetivo é que os construtores locais conheçam mais sobre os novos sistemas construtivos que estão sendo utilizados para a construção de moradias, que precisam de maior rapidez, produtividade, qualidade e racionalização”, explica a coordenadora da Comunidade da Construção do Recife, Emanuelle Pontes Falcão. Segundo ela, no Brasil, o aquecimento do mercado imobiliário, impulsionado por fatores como o crescimento da população, a ascensão do PIB e a proximidade de eventos esportivos mundiais, como Copa das Confederações, Copa 2014 e Olimpíadas 2016, desafia as construtoras a realizar projetos de obras mais rápidas a custos menores.

Normalização e desempenho
Um dos assuntos de grande atenção no seminário será a nova norma de desempenho para edificações, que implicará em ajustes por parte das construtoras para questões como o conforto térmico, luminosidade, ventilação, entre outros itens. “Muito em breve, o setor terá que se adequar às novas exigências e é necessário que eles aproveitem a oportunidade para conhecer as implicações da NBR 15575 em suas novas construções”, explica Emanuelle Pontes. A norma deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2012, em todo o país, e será discutida, no seminário, pelas engenheiras Inês Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro CB-18, da ABNT (SP), e Rúbia Valéria Rodrigues de Sousa, da Vitruvius Projetos e Consultoria (PE), às 16h55 e 17h15, respectivamente.

Um dos sistemas construtivos apresentados será o de paredes de concreto celular, através do qual é possível executar moradias em curtos períodos, com o uso de fôrmas moduladas. Essa tem sido uma das principais escolhas das construtoras que estão no mercado de habitação popular, construindo com escala e repetitividade, porque é muito rápida e otimiza mão-de-obra, além de não gerar entulhos nos canteiros de obra. Apresentarão o assunto os engenheiros Paulo Helene, professor da Universidade de São Paulo – USP (SP), e Felipe Grisi, que falará sobre a experiência prática da Pernambuco Construtora na utilização da tecnologia em uma obra pernambucana, em que foi possível construir as paredes de uma casa (sem revestimento) apenas em um dia. As palestras ocorrerão às 15h15 e 15h35, respectivamente.

Caixa Econômica Federal
A Caixa Econômica Federal também estará presente no evento para mostrar os investimentos que estão sendo realizados em sistemas construtivos inovadores através do banco e o seu posicionamento quanto a eles. O assunto será exposto em palestras dos engenheiros Rodrigo Quental (coordenador de Normas e Padrões – GIDUR CEF Recife/PE) e Frederico José de Holanda (GIDUR CEF Recife/PE), que serão iniciadas às 17h35.

Ainda será proferida uma apresentação sobre as diretrizes para credenciamento dos sistemas construtivos junto ao Ministério das Cidades. Às 17h55, o engenheiro Angelo Just, gerente de Habitação da Tecomat (PE), ministrará a palestra “Homologação de Sistemas Construtivos Inovadores – Informações sobre SINAT e DATEC”.

Demais palestras:
14h15 – “Habitações em Concreto PVC”, Engo Luciano Nunes, Vinyl Arena (SP).
14h45 – “Experiência prática na execução de alvenaria estrutural com blocos de concreto”, Engo Arnaldo Carneiro Jr., Gerente de Engenharia da Cyrela Plano e Plano (RN).
16h25 – “Industrialização da Construção Civil: Edifícios pré-fabricados”, Engo André Massote, Diretor da Incorporação da Precon Engenharia (MG).
Mais informações sobre o workshop: (81) 3092-7070.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Click Comunicação Integrada
(81) 3031-3633 / 9992-9319
Juliana Chaves
julianachaves@clickcomunica.com

Tags:, , ,

Revoke Consent