Setor mantém a projeção de crescimento de consumo do cimento
O anúncio da retomada das contratações do Programa Minha Casa, Minha Vida para as famílias enquadradas na Faixa 1 (com renda mensal de até R$ 2.640), os investimentos dos estados em programas de habitação e a nova solução para financiamento imobiliário apresentada pelo governo, o FGTS Futuro, apontam uma perspectiva de melhora nas vendas de cimento para o segundo semestre.
Após registrar perdas de 3 milhões de toneladas nos anos de 2022 e 2023, a indústria brasileira do cimento mantém a projeção de crescimento de consumo do produto estimada em 2% para este ano, com um acréscimo aproximado de 1,2 milhão de toneladas.
Programas como Minha Casa, Minha Vida podem impulsionar o uso do cimento em obras habitacionais. Isso porque os sistemas construtivos à base de cimento, como parede de concreto e alvenaria estrutural com blocos de concreto, destacam-se pela economia, qualidade, agilidade e competitividade, e também ao trabalho que a indústria brasileira do cimento tem feito, em parceria com outras entidades da cadeia produtiva, de engajamento e capacitação dos profissionais e empresas da construção civil.
Há ainda avanços em projetos de infraestrutura, sinalizados pelo governo, e no desenvolvimento urbano, na área de saneamento.
No entanto, para avançar é necessário que haja uma efetiva retomada nos investimentos em infraestrutura. Apesar de o volume aportado pela iniciativa privada e pelo poder público no setor ter evoluído, ainda é insuficiente para superar os gargalos, principalmente no setor de transportes e logística, que afeta a competitividade brasileira.
Nesse sentido, a indústria do cimento tem contribuído para a recuperação das principais rodovias das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste com o pavimento de concreto. Além de ser uma solução mais econômica e sustentável, apresenta uma longa durabilidade, que pode ultrapassar 30 anos, e consequentemente a redução dos custos com manutenção. As vantagens do sistema construtivo incluem ainda a redução do consumo de combustível e pneus e a diminuição do número de acidentes.
Em relação aos investimentos previstos em rodovias, vale lembrar que o Brasil possui 1.721.000 quilômetros de estradas e rodovias, o que faz do país o dono da quarta maior malha rodoviária do mundo. Por outro lado, há um dado que assusta: somente 12,4% da malha viária é pavimentada.
O setor vê o uso crescente de cimento e de concreto à medida que os governos de alguns estados (como Santa Catarina, Paraná, Goiás, Maranhão) e também do Distrito Federal adotam mais o pavimento rígido na pavimentação de estradas e avenidas.
Na esfera federal, a maior expectativa se volta para a aprovação do Sistema Brasileiro de Comércio e Emissões e a regulamentação da Reforma Tributária. Questões como o tratamento específico para a construção civil, incorporação e tributação do concreto, bem como precificação de carbono, são preocupações centrais do setor.