Showroom de pavimento permeável na ABCP
A ABCP e a BlocoBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto) finalizaram no último dia 9 de maio, na sede da ABCP, a construção de um showroom de pavimento permeável com diversos tipos de revestimentos. A apresentação desse empreendimento aconteceu em primeira mão durante o “Seminário de capacitação: pavimento permeável”, promovido pela BlocoBrasil em parceria com a ABAP (Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas), que reuniu cerca de 60 profissionais do segmento.
A área construída corresponde a sete vagas de garagem do pátio da ABCP, ou seja, são 87,5 m2 divididos em três tipos de revestimentos: pavimento intertravado com peças de juntas alargadas, pavimento intertravado com peças permeáveis e pavimento com peças de pisograma. Ela permitirá fazer demonstrações do sistema para estudantes e profissionais interessados.
Tão importante quanto o revestimento são as camadas subterrâneas constituídas de material granular, que formam a estrutura do pavimento. São cerca de 26 m3 de brita distribuídas em três camadas, todas de granulometria mais próxima da distribuição contínua e sem a presença de materiais finos, para facilitar a drenagem e consequente, escoamento da água, evitando formação de poças.
A estrutura do pavimento contempla ainda um sistema de drenos para coleta de água de chuva e armazenamento em uma cisterna enterrada com capacidade de 2800 litros. Esta água de chuva será utilizada para regar a área verde da ABCP.
Poça zero
O sistema de pavimento permeável foi desenvolvido no Brasil com o apoio da ABCP, para ajudar a amenizar e combater as enchentes. Neste caso, o pavimento como um todo exerce função de um reservatório provisório, com imediato escoamento da água superficial.
De acordo com o responsável pela obra, o gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, engenheiro Cláudio Oliveira, a capacidade de captação e armazenamento temporário da água de chuva é de cerca de 8 mil litros/hora, sendo que apenas uma parte dessa água será armazenada pela cisterna.
Histórico da obra
- 87,5 metros quadrados
- 5 dias de obras
- 5 profissionais envolvidos na execução
- 0,35 metros de profundidade
Etapas da construção
- Retirada do piso grama antigo
- Escavação do solo com profundidade média de 35 cm
- Compactação do subleito
- Colocação da manta plástica
- Escavação e colocação dos tubos dreno
- Colocação e compactação da camada de fundação (20 cm) – brita 25 mm
- Colocação do complemento da camada de base (4 cm) – brita (4 cm)
- Colocação da camada de assentamento (3 cm) – areia grossa 4,8 mm
- Colocação das peças de demarcação de vagas (peças convencionais com pigmentação na cor amarela) e colocação das peças permeáveis
- Espalhamento do material de rejuntamento – areia grossa 4,8 mm
- Compactação das peças com placa vibratória
- Instalação do sistema hidráulico da cisterna (bomba e demais instalações)
- Testes de infiltração nas vagas
- Liberação ao uso