Sistema Paredes de Concreto avança na construção civil
O sistema construtivo Paredes de Concreto vem ganhando a cada dia mais espaço e emprego na construção de edificações, principalmente habitacionais verticais e de grande altura. Além da facilidade de aplicação, que confere grande solidez à estrutura, a produtividade do sistema e a redução de desperdícios de materiais, de tempo e de custos têm sido os aspectos mais atrativos do seu emprego.
Com o objetivo de apresentar a tecnologia e auxiliar a cadeia produtiva no seu uso, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) promoveu no início de novembro dois cursos sobre tecnologia básica e execução de edificações em Paredes de Concreto. Durante dois dias, 70 construtoras de todo o país puderam participar de uma programação cuidadosamente preparada pelo Grupo Parede de Concreto, liderado pela ABCP. Além das capacitações com duração total de 16 horas, realizadas na sede da entidade, em São Paulo, houve ainda a exposição de produtos e serviços das empresas participantes do Grupo Parede de Concreto.
A iniciativa da ABCP visa atender à crescente demanda do mercado por soluções construtivas que possam contribuir com a expansão de moradias de interesse social, para reduzir o déficit habitacional brasileiro, de cerca de 6 milhões de unidades.
O aquecimento do mercado imobiliário, em especial do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que apenas no primeiro semestre deste ano elevou em 65,9% os lançamentos de residências no Brasil, abre espaço para soluções que possam acelerar a construção dos conjuntos habitacionais em todo o país. Nesse sentido, os sistemas construtivos que utilizam alvenaria estrutural com blocos de concreto e paredes de concreto moldadas no local ganham cada vez mais destaque devido à economia, agilidade, competitividade e ao trabalho que a indústria brasileira do cimento tem feito, em parceria com outras entidades da cadeia produtiva, de engajamento e capacitação dos profissionais e empresas da construção civil.
Dentre os benefícios dessas tecnologias está a padronização e velocidade de construção, permitindo às construtoras abraçarem projetos com prazos apertados e alta repetitividade.
Dados da Caixa Econômica Federal (CEF) mostram que o sistema construtivo que utiliza paredes de concreto moldadas no local da obra tem prevalecido no programa Minha Casa Minha Vida – e já representa 60% das unidades executadas. Atenta a essa demanda, a ABCP também tem estendido as capacitações para outros agentes da cadeia produtiva da construção. Exemplo disso são os cursos para o corpo de engenharia da CEF sobre boas práticas e normas técnicas voltadas ao sistema construtivo.
Em relação à alvenaria estrutural com blocos de concreto, a Associação está desenvolvendo um manual de boas práticas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que posteriormente se transformará em cursos para a equipe técnica da CDHU e para as construtoras que constroem para a instituição.
Todas essas iniciativas reforçam o trabalho a pleno vapor do setor para a retomada dos investimentos habitacionais e de infraestrutura no Brasil. O grupo Parede de Concreto, desde 2007, tem sido um dos principais agentes de desenvolvimento e difusão do sistema no Brasil, reunindo atualmente mais de 150 empresas e entidades do setor interessadas nessa tecnologia.