IMPRENSA

18/12/2017IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Soluções para Cidades, da ABCP, lança Manual de Espaços Públicos

Em 2013, através do Programa Soluções para Cidades da ABCP, a ABCP lançou a primeira publicação sobre Espaços Públicos, com o propósito de orientar técnicos da administração pública e gestores no desenvolvimento de novos projetos, para a reestruturação dos espaços públicos existentes e também para servir de base para a definição de escopo de editais de licitação e para o acompanhamento das equipes contratadas. A publicação se tornou referência não somente para as prefeituras municipais mas também para estudantes e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia, dada a pouca oferta de bibliografia especializada no tema.

O primeiro volume foi elaborado, sobretudo, a partir do olhar para o universo cotidiano da vida urbana das grandes cidades, e quando apresentado aos pequenos municípios (no curso que foi originado a partir do livro) sentiu-se que havia situações muito particulares aos pequenos territórios que necessitariam de uma abordagem específica. Foi quando o chamamento público do CAU SP se apresentou como uma possibilidade para preencher esta lacuna e desenvolver um projeto específico para cidades de menor escala.

Assim nasceu Espaços Públicos – Leitura Urbana e Metodologia de Projeto [dos pequenos territórios às cidades médias], disponível em PDF para download gratuito na página de Download da ABCP ou no site do Instituto Soluções para Cidades.

A publicação tem concepção e desenvolvimento de Simone Gatti e Patrícia Zandonade, sob coordenação geral de Erika Mota (Programa Soluções para Cidades / ABCP), com parceria de fomento do CAU SP.

Tags:, , , ,

Revoke Consent