IMPRENSA

20/03/2014IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Solucões para Cidades no Congresso de Municípios de São Paulo

 

ABCP apresenta soluções à base de cimento para infraestrutura urbana e também ferramentas para auxiliar gestores municipais no desenvolvimento de espaços públicos, de projetos e captação de recursos.  

De 18 a 22 de março, prefeitos e representantes municipais estarão reunidos em Campos do Jordão, onde acontece o 58º Congresso Estadual de Municípios. Como nas edições anteriores, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) reservou um espaço para apresentar seus projetos de habitação de interesse social, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana, mas também novidades que devem ajudar gestores públicos no desenvolvimento de projetos e captação de recursos.

Segundo o gerente regional da ABCP, Ricardo Moschetti, as lideranças municipais que visitarem o estande da associação terão a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos em parceria com as cidades do Estado, como o Calçada Segura, implementado em São José dos Campos, e o Soluções para Cidades, desenvolvido pela ABCP e que engloba projetos e boas práticas para as mais diversas áreas de interesse para o desenvolvimento dos municípios. “A ABCP entende que sua missão vai além do saco de cimento e que faz parte do crescimento da qualidade da construção civil ajudar desde o desenvolvimento de um projeto até o treinamento de mão de obra”, afirma Moschetti.

Entre as soluções técnicas à base de cimento, os especialistas da ABCP poderão tirar dúvidas sobre habitação (alvenaria com blocos de concreto, paredes de concreto, Concreto PVC e pré-fabricados), passeios (pavimento intertravado, concreto moldado in loco/ estampado, ladrilho hidráulico e placas) e pavimentação de ruas, avenidas e estradas (pavimento de concreto e intertravados), com destaque para reabilitação de pavimentos flexíveis com a adição de cimento, pavimentos permeáveis e iniciativas de reurbanizações.

 

Espaços Públicos

Dada a importância dos espaços públicos, o programa Soluções para Cidades desenvolveu uma capacitação e um manual, acreditando na contribuição que a sua aplicação possa ter para a qualidade de vida das cidades e para a criação de espaços mais humanizados. O material contou com o apoio do CAU/SP, Febrae e Asbea.

 

Siconv

O Siconv é um Portal de Convênios através do qual o Governo Federal se relaciona com os municípios quando o assunto são processos de convênio e contratos de repasse. A ABCP desenvolveu uma capacitação e um manual passo a passo com o objetivo de oferecer orientação para que os pleitos de recursos sejam desenvolvidos com qualidade e atendam aos critérios estabelecidos. O manual apresenta as funcionalidades do Portal dos Convênios, através de orientações e dicas para os técnicos e gestores públicos responsáveis pelos convênios e repasses de recursos.

O objetivo da ABCP durante o evento, em relação a essas duas ferramentas (Espaços Públicos e Siconv) é oferecer ajuda às prefeituras por meio de parcerias firmadas com o município.

Tags:, ,

Revoke Consent