Centro-Oeste

Fotos: Divulgação Ciplan

26/01/2023Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Sustentabilidade: Ciplan Cimento capacita mulheres em Brasília

Pioneira na área de reciclagem de sacos de cimento no Distrito Federal, a Ciplan Cimento, localizada na região administrativa da Fercal, tem expertise no assunto, pois desde 2014 vem aprimorando a capacitação técnica das mulheres da Fercal, cujo resultado são lindas bolsas e ecobags, que podem ser usadas em shoppings centers como em supermercados de Brasília, já que agora temos a lei ambiental que proíbe as sacolas de plástico. As bolsas e sacolas surgem como uma excelente opção de presentes a todas as pessoas que fazem compras.

Ecobags de saco de cimento 

Em 2014, a Ciplan Cimento, com visão pioneira da sustentabilidade no Distrito Federal, elaborou e executou projeto de reutilização da embalagem do cimento para produção de sacolas com participação de mulheres que moram na Fercal. Durante a pandemia o projeto ficou paralisado, mas foi retomado durante o mês de junho de 2022, quando 15 mulheres moradoras da Boa Vista, uma das 14 da Fercal, participaram de cursos cujo objetivo foi capacitá-las em técnicas de costura para que produzam as sacolas utilizando a sacaria de cimento como matéria-prima.

A Ciplan Cimento fornece as máquinas de costura e todos os insumos necessários para a produção, e compra aproximadamente 50 sacolas por mês, que são utilizadas na entrega dos uniformes de cada novo colaborador da empresa, e com isso contribui com R$ 1.000,00 mensalmente na geração de renda para o projeto. O trabalho de confecção é totalmente manual e artesanal e através deste projeto a cimenteira pretende fomentar o desenvolvimento econômico das famílias que moram próximas a sua matriz.

Para a gerente de Meio Ambiente da Ciplan, Maria Teixeira, o investimento já está rendendo frutos. “A educação ambiental, aliada à sustentabilidade, é um trabalho de formiguinha de todos nós. Somos uma empresa que trabalha com visão de futuro. Lançamos este projeto quando nem se falava em proibir no Distrito Federal as sacolas de plásticos em supermercados e comércio em geral”, relata Maria Teixeira.

 
 

Tags:, , , , ,

Revoke Consent