Posts ABCP-SNIC (pt-en-es)

24/09/2025Posts ABCP-SNIC (pt-en-es), IMPRENSA, Noticias

Tecnologias para impressão 3D avançam no Brasil e no mundo

O hubIC, espaço cooperativo de inovação entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a ABCP e SNIC, foi palco nesta semana de um workshop inédito, que contou com a presença das maiores referências globais em impressão 3D cimentícia. O evento híbrido reuniu CEOs e executivos das empresas que estão moldando o futuro da construção no mundo, como a XtreeE e Construction-3D, além das hubickers Cosmos 3D e ProBuild 3D.

Na pauta do encontro, a tecnologia que está revolucionando a construção civil, trazendo mais rapidez, sustentabilidade e redução de custos, foi apresentada ao público composto por acadêmicos, especialistas e profissionais do mercado. Eles debateram experiências nacionais e internacionais, aplicações práticas e perspectivas sobre o uso da impressão 3D.

O que antes parecia uma tecnologia futurista, hoje já é realidade em diversos países, com destaque para a França, onde um pavilhão em Paris foi feito totalmente com impressão 3D usando cimento pela XtreeE. A empresa francesa, considerada uma das mais sofisticadas do mundo nesse tipo de tecnologia em larga escala, possui robôs industriais para extrusão de concreto, formas complexas, fachadas e componentes personalizados.

A Cosmos 3D, joint venture entre o Grupo Katz (Brasil) e IT3D (Espanha), foi uma das primeiras empresas a mudar a forma como as casas são construídas no país: reduzindo o tempo de construção, os custos, os resíduos de materiais e o impacto ambiental associado à construção de habitações econômicas por meio da impressão em concreto. A empresa, que tem capacidade de imprimir estruturas de grande escala com materiais cimentícios de alto desempenho, apresentou o portfólio de casas em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

A francesa Construction-3D, líder mundial na fabricação de impressoras 3D, capazes de imprimir estruturas de concreto de forma automatizada, apresentou suas últimas inovações no workshop, como a torre impressa em 3D mais alta do mundo, localizada na França, com 14 metros de altura e 3 andares. As máquinas da empresa são vendidas em locais como Emirados Árabes Unidos (Dubai), México, Canadá, Kuwait e Estados Unidos.

Por fim, a norte-americana ProBuild 3D mostrou algumas inovações ao possibilitar a construção de uma casa de diferentes tamanhos com agilidade por meio da impressão 3D na Flórida e outras localidades.

Os exemplos apresentados no workshop demonstram que tanto no Brasil como em outras partes do mundo a impressão 3D de concreto é uma tecnologia que veio para ficar e transformar a forma como construímos.

Para quem quiser conferir de perto as inovações da construção civil, o Laboratório de Impressão 3D de Concreto do HubIC acaba de receber um novo robô, que produz estruturas de concreto em diversos formatos. Mais informações podem ser obtidas no site.

Revoke Consent