Tecnologias para impressão 3D avançam no Brasil e no mundo
O hubIC, espaço cooperativo de inovação entre a Escola Politécnica (Poli) da USP e a ABCP e SNIC, foi palco nesta semana de um workshop inédito, que contou com a presença das maiores referências globais em impressão 3D cimentícia. O evento híbrido reuniu CEOs e executivos das empresas que estão moldando o futuro da construção no mundo, como a XtreeE e Construction-3D, além das hubickers Cosmos 3D e ProBuild 3D.
Na pauta do encontro, a tecnologia que está revolucionando a construção civil, trazendo mais rapidez, sustentabilidade e redução de custos, foi apresentada ao público composto por acadêmicos, especialistas e profissionais do mercado. Eles debateram experiências nacionais e internacionais, aplicações práticas e perspectivas sobre o uso da impressão 3D.
O que antes parecia uma tecnologia futurista, hoje já é realidade em diversos países, com destaque para a França, onde um pavilhão em Paris foi feito totalmente com impressão 3D usando cimento pela XtreeE. A empresa francesa, considerada uma das mais sofisticadas do mundo nesse tipo de tecnologia em larga escala, possui robôs industriais para extrusão de concreto, formas complexas, fachadas e componentes personalizados.
A Cosmos 3D, joint venture entre o Grupo Katz (Brasil) e IT3D (Espanha), foi uma das primeiras empresas a mudar a forma como as casas são construídas no país: reduzindo o tempo de construção, os custos, os resíduos de materiais e o impacto ambiental associado à construção de habitações econômicas por meio da impressão em concreto. A empresa, que tem capacidade de imprimir estruturas de grande escala com materiais cimentícios de alto desempenho, apresentou o portfólio de casas em São Paulo, Minas Gerais e Bahia.
A francesa Construction-3D, líder mundial na fabricação de impressoras 3D, capazes de imprimir estruturas de concreto de forma automatizada, apresentou suas últimas inovações no workshop, como a torre impressa em 3D mais alta do mundo, localizada na França, com 14 metros de altura e 3 andares. As máquinas da empresa são vendidas em locais como Emirados Árabes Unidos (Dubai), México, Canadá, Kuwait e Estados Unidos.
Por fim, a norte-americana ProBuild 3D mostrou algumas inovações ao possibilitar a construção de uma casa de diferentes tamanhos com agilidade por meio da impressão 3D na Flórida e outras localidades.
Os exemplos apresentados no workshop demonstram que tanto no Brasil como em outras partes do mundo a impressão 3D de concreto é uma tecnologia que veio para ficar e transformar a forma como construímos.
Para quem quiser conferir de perto as inovações da construção civil, o Laboratório de Impressão 3D de Concreto do HubIC acaba de receber um novo robô, que produz estruturas de concreto em diversos formatos. Mais informações podem ser obtidas no site.