IMPRENSA

31/03/2016IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Time de peso confirma presença no 7º Congresso Brasileiro do Cimento

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) confirmou a presença de três palestrantes internacionais que farão conferências magnas durante o 7º Congresso Brasileiro do Cimento, evento que acontece de 20 a 22 de junho de 2016, em São Paulo.

Para abrir o evento, o ex-ministro e atual presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o professor, físico e político José Goldemberg vai falar sobre o compromisso do Brasil em relação à COP 21 – Paris e sobre a indústria de cimento nacional.

Entre os palestrantes internacionais confirmados, o diretor de Aplicações em Negócios do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), Philippe Fonta, também vai a abordar a COP 21, com foco nos resultados das negociações e os efeitos sobre a indústria cimenteira mundial. Outro que vai marcar presença na plenária do evento é o americano James G. Toscas, presidente e CEO da associação americana de cimento, a Portland Cement Association (PCA). James Toscas vai trazer e apresentar a avaliação do ciclo de vida de edifícios e pavimentos e a construção sustentável.

Para fechar o time de palestrantes internacionais com presença garantida nas apresentações magnas, Maria José Garcia, diretora executiva da Federação Interamericana de Cimento (Ficem) mostrará o estado da arte do coprocessamento na América Latina.

 

Trabalhos técnicos

Vale lembrar que a Comissão Científica do Congresso está finalizando as avaliações dos mais de 100 trabalhos técnicos recebidos. Os selecionados serão apresentados em plenária ao longo dos três dias do evento, juntamente com as palestras técnico-comerciais dos fornecedores.

Além de três dias cheios de conteúdos preparados por palestrantes nacionais e internacionais, o evento terá uma área de exposição técnica de fornecedores da indústria com cerca de 600 metros quadrados e mais de 30 expositores confirmados até o momento.

 

QUEM SÃO ELES

José Goldemberg
Físico, membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi reitor da USP (Universidade de São Paulo) e presidente da Sociedade Brasileira de Física. No governo federal, foi secretário da Ciência e Tecnologia, ministro da Educação e secretário do Meio Ambiente. No Estado de São Paulo, ocupou a pasta de secretário do Meio Ambiente. Em agosto de 2015 foi nomeado presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Philippe Fonta
Engenheiro com mais de 20 anos de experiência na área ambiental e sustentabilidade em renomadas empresas privadas mundiais. Lidera desde 2011 a Iniciativa de Sustentabilidade do Cimento (CSI) do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), um esforço mundial dos 22 maiores produtores de cimento com operações em mais de 100 países, pela busca do desenvolvimento sustentável. Na atual organização do WBCSD, é o diretor geral de Aplicações de Negócios.

James Toscas
Mestre em Engenharia Nuclear, com mais de 25 anos de experiência como CEO de renomadas associações da indústria americana de concreto, ocupa desde 2014 a Presidência da Associação Norte-Americana de Cimento Portland (Portland Cement Association, PCA). Suas funções anteriores incluíram a de presidente e CEO do Instituto de Concreto Pré-Moldado / Protendido (Precast / Prestressed Concrete Institute, PCI), vice-presidente executivo e CEO do Instituto Americano do Concreto (American Concrete Institute – ACI), e diretor-executivo e CEO da Sociedade Nuclear Americana (American Nuclear Society).

María José García
Advogada com especialização em Direito Financeiro e em Administração de Negócios. Presidiu o Banco Central Hipotecário e a Corporação de Poupança e Habitação da Colômbia, tendo sido agraciada com prêmios de reconhecimento por seu desempenho. Há 10 anos é diretora geral da Ficem (Federación Interamericana del Cemento), entidade que há mais de três décadas reúne empresas e associações da indústria de cimento de 29 países da América Latina, para promover o desenvolvimento sustentável dessa indústria.

Tags:, , , ,

Revoke Consent