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17/05/2024IMPRENSA, Noticias, Sul

Trabalhos de pavimentação em concreto na PR-180 já começaram

Em abril de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou os serviços de terraplenagem na PR-180, entre Goioerê e Quarto Centenário, cidades localizadas na região Centro-Oeste do Paraná. Este trecho receberá a técnica de whitetopping, que consiste na aplicação de concreto como revestimento sobreposto ao asfalto.

Em agosto de 2023, o governo lançou o edital desta obra, que integra o programa governamental Paraná Concreto, que visa implementar e restaurar pavimentos em rodovias de todas as áreas do Estado. De acordo com o DER/PR, o trecho possui 11,13 quilômetros de extensão, com um investimento de R$ 61.708.743,49.

Esta obra marca a estreia do whitetopping fora do sudoeste do estado. Na PRC-280, o whitetopping também está sendo utilizado em dois segmentos.

Serviços de terraplenagem na PR-180 foram iniciados. Crédito: DER-PR

Fases da obra

Atualmente, os trabalhos envolvem corte ou aterro do solo adjacente à estrada atual para ampliação da base da rodovia, o que é essencial para alargar as faixas de tráfego, construir os acostamentos e instalar faixas adicionais em pontos críticos.

As faixas de tráfego deverão passar de 3,20 metros e 3,40 metros para 3,60 metros cada, o que inclui as novas terceiras faixas, com trechos em placas de concreto de 21 centímetros de espessura. Os acostamentos, por sua vez, terão 2,50 metros em ambos os lados da rodovia, também com pavimentação em concreto, porém com uma espessura menor de 15 centímetros.

Além da ampliação da rodovia, serviços para execução de sistema de drenagem também estão sendo realizados, como bueiros de concreto e caixas de passagem.

Por que usar o whitetopping?

De acordo com Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR, a escolha pelo whitetopping se deu porque ele se tornou mais viável em comparação ao material betuminoso. “Nesta região, temos uma certa dificuldade com relação à entrega do material betuminoso. Obviamente, o aumento do valor destes insumos fez com que o concreto se tornasse mais vantajoso”, comenta Furiatti.

Ainda, segundo diretor-geral do DER/PR, o fato de ter uma vida útil maior e necessitar menor manutenção também motivou o uso da técnica na região.

Outras melhorias

Por fim, também está planejada a melhoria da geometria em trechos com curvas consideradas mais perigosas, a construção de três interseções em nível e a instalação de uma nova iluminação viária, que contará com 102 postes metálicos (cada um com 12 metros de altura e equipados com luminárias de LED) e uma rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.

Fonte: Massa Cinzenta / Marina Pastore

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