IMPRENSA

10/02/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Uma nova relação empresa-escola

Associações setoriais e centro universitário de São Paulo firmam parceria para a criação de curso inédito de sistemas construtivos

O Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, uniu-se às associações representativas de cinco importantes segmentos da indústria da construção civil para criarem, em conjunto, um inédito curso de extensão universitária, visando aprimorar a formação dos novos arquitetos e urbanistas formados pela escola. Chamado de “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”, o curso pretende instrumentalizar esses futuros profissionais para as exigências do mercado e da sociedade.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) representa a indústria do cimento na iniciativa. O objetivo do curso ministrado pela ABCP é apresentar aos alunos as características dos sistemas construtivos à base de cimento, além de promover um debate sobre a tecnologia que envolve esse importante insumo. Por meio desse conhecimento, espera-se que o profissional tenha melhor capacidade para análise, especificação e utilização desses sistemas. Ao aprofundar também os conhecimentos tecnológicos do material e de seus produtos derivados, em especial do concreto, a ABCP espera que sua aplicação tenha a necessária qualidade e ocorra de acordo com as normas técnicas pertinentes.

Renato Giusti, presidente da ABCP, destaca: “Essa nova relação empresa-escola ou, mais especificamente, entidade-escola, oferece uma educação complementar que não está presente de modo integral nas escolas, que é a de escolha criteriosa dos sistemas construtivos e conhecimento para a gestão de suas aplicações com qualidade e economia. Esses aspectos são fundamentais frente à década promissora que a construção civil terá no Brasil, ainda mais em um momento de crescente necessidade de profissionais cada vez mais qualificados.”

 

Integram esta iniciativa, ao lado da ABCP: Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros PIanos (Abravidro) e Instituto do PVC. Juntas, essas entidades serão responsáveis pela constituição do corpo docente, material didático, elaboração e aplicação dos módulos do curso.

Maturidade
O modelo de parceria firmado entre a Belas Artes e as associações resulta de um processo bastante discutido e amadurecido ao longo de oito meses de encontros. A conclusão ocorreu em 18 de novembro, em reunião realizada na sede da escola. “A parceria com as associações permitirá ao aluno graduar-se com uma importante amplitude de conhecimento, integrando a teoria com a prática, através da união da academia com o mercado”, afirma Paulo Antonio Gomes Cardim, reitor do Centro Universitário Belas Artes.

O acordo, uma iniciativa do arquiteto Soriedem Rodrigues, assessor de Relações Institucionais do Centro Universitário, e dos empresários e representantes das entidades, contou com a colaboração direta da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo. “0 hiato que existe entre a formação universitária e o processo de treinamento dado pelo mercado será gradualmente preenchido graças a iniciativas como essa”, explicou Turguenev Roberto de Oliveira, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e responsável pela criação e desenvolvimento da grade curricular do novo curso de extensão. Segundo ele, a colaboração das entidades e das empresas que a constituem é primordial para complementar a formação dos arquitetos e urbanistas.

0 curso de extensão destina-se aos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Belas Artes, estudantes e profissionais indicados pelas associações e também para profissionais diplomados que buscam aperfeiçoamento. Seu início ocorrerá na primeira quinzena de março de 2010 e terá a duração de um ano e meio, com carga de 250 horas, sendo 200 horas presenciais e 50 horas de atividades de pesquisa, distribuídas nos períodos letivos e nas férias escolares. A disciplina “Sistemas construtivos à base de cimento”, ministrada pela ABCP, terá 40 horas-aula presenciais e 10 horas-aula de pesquisa.

Ementa da disciplina “Sistemas construtivos à base de cimento”

  • Conceituação dos sistemas construtivos à base de cimento: o insumo “cimento portland” e os produtos e sistemas construtivos à base de cimento.
  • Produção do cimento, sua aplicação segundo seus tipos e características.
  • O concreto de cimento portland e sua produção, aplicação e cuidados desde a dosagem à estrutura acabada.
  • Os artefatos de cimento, os pré-moldados de pequeno porte para alvenaria e pavimentação e os pré-fabricados de grande porte. Características, os processos de produção e de aplicação.
  • Habitação social e infraestrutura urbana acessível com tecnologias à base de cimento.
  • Construção sustentável com concreto. Características de sustentabilidade e obstáculos a serem enfrentados.
  • O futuro das construções em concreto: desafios e evolução prevista.

Conteúdo programático – Módulos

  • Cimento e concreto na construção civil
  • Construção industrializada pela pré-fabricação em concreto
  • Reurbanização de cidades: mobiliário urbano e pavimentos cimentados
  • Habitação à base de cimento
  • Construção sustentável com concreto

Parceiros desta ação:
Centro Universitário Belas Artes
Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)
Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem)
Associação Brasileira do Alumínio (Abal)
Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros PIanos (Abravidro)
Instituto do PVC

Tags:, , , ,

Revoke Consent