IMPRENSA

Curso da ABCP em Joinville (09/11)

15/11/2022IMPRENSA, Noticias, Sul

Uso do pavimento de concreto cresce nos municípios catarinenses

ABCP promove capacitações sobre pavimento de concreto para 20 prefeituras de Santa Catarina

Em parceria com a Amunesc (Associação dos Municípios de Nordeste de Santa Catarina) e Amfri (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), a Regional Sul da ABCP promoveu nos dias 08 e 09/11 capacitações sobre Dimensionamento de Pavimento de Concreto para colaboradores e servidores de 20 prefeituras e profissionais da região.

Segundo o representante Regional da ABCP em Santa Catarina, engenheiro Dejalma Frasson Junior, “os gestores dos municípios de Santa Catarina estão compreendendo a importância do pavimento urbano de concreto dentro do contexto de infraestrutura, trazendo não só economia, mas principalmente durabilidade para os pavimentos, dentre outras vantagens”. As associações de municípios como Amunesc e Amfri têm um papel importante nesse processo, pois possuem profissionais que elaboram projetos e auxiliam os municípios associados na execução de obras. Além das associações citadas, a ABCP tem realizado um apoio intenso nas demais associações do Estado realizando treinamentos e orientando a elaboração de projetos, orçamentos e execução de obras. “O Sul do país tem diversos cases com mais de 600.000 m² de pavimento de concreto entre projetos e obras executadas ou em andamentos”, informa Frasson.

As capacitações foram ministradas pelo engenheiro Fernão Nonemacher Dias Paes Leme, especialista da ABCP. Para o engenheiro, um benefício mais imediato do pavimento de concreto para os municípios é a viabilidade econômica, principalmente na redução do custo inicial (custo de implantação), menor do que o custo inicial do pavimento asfáltico, e a economia de recursos de manutenção do pavimento de concreto. “Enquanto o pavimento de concreto apresenta uma durabilidade de, no mínimo, 20 anos, o asfalto dura, em média, dez anos ou menos, exigindo uma atenção rotineira mais intensiva”, aponta o engenheiro.

As vantagens e os benefícios diretos da adoção do pavimento de concreto na implantação (obra nova) ou reabilitação de rodovias e vias urbanas, com o emprego da técnica de whitetopping, em relação a outros tipos de pavimentos, têm por base parâmetros básicos, que se interligam e o transformam na mais indicada solução de engenharia para essas instalações, quais sejam: desempenho e durabilidade, economia, rapidez e facilidade de construção, segurança do usuário, custo de iluminação pública e consumo energético, sustentabilidade, meio ambiente e ecoeficiência, técnicas de projeto, execução e controle de obra, conforto de rolamento e a normalização.

A descrição desses parâmetros, à luz da experiência e da boa prática da engenharia nacional e internacional, constitui uma ferramenta poderosa para os tomadores de decisão, no sentido de indicar a mais recomendada solução de engenharia, em termos de alternativa de pavimentação, para rodovias e vias urbanas no país.

Curso em Itajaí (09/11)

Tags:, ,

Revoke Consent