IMPRENSA

31/01/2018IMPRENSA, Noticias, São Paulo

USP sob nova direção

Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes tomam posse como novos reitor e vice-reitor da USP para o período 2018-2022.

Em um evento repleto de autoridades e convidados, os professores doutores Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes assumiram na última segunda-feira (29/01/2018), em sessão solene no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo pelos próximos quatro anos (2018-2022). Ambos compuseram a chapa mais votada (1.092 votos) no pleito realizado em outubro de 2017 e que encabeçou a lista tríplice enviada ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A cerimônia de posse contou com mais de 800 convidados, entre autoridades políticas, diplomáticas e governamentais, representantes de instituições de ensino e do empresariado, professores, servidores, alunos e familiares. A solenidade foi prestigiada pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e pelo Coral da USP (Coralusp), sob a regência da maestrina Márcia Hentschel.

A ABCP esteve representada pelo seu ex-presidente Renato Giusti e pelo atual presidente, Paulo Camillo Penna, acompanhados dos gerentes Hugo Rodrigues, Mário William Esper, Valter Frigieri e Maurici Borsi.

Em seu discurso, o professor Agopyan destacou a necessidade de a universidade interagir cada vez mais com a sociedade. “A USP sempre contribuiu para o desenvolvimento social com a formação de profissionais de excelência e, também, com a produção e transmissão do conhecimento. Neste século de mudanças radicais e rápidas, nossa instituição tem que interagir de uma forma ainda mais direta e contínua com a sociedade, para atender aos anseios, expectativas e necessidades daquela que é, de fato, quem nos mantém e a quem devemos prestar contas”, afirmou. Durante a sessão solene, o governador Geraldo Alckmin ratificou sua decisão com um voto de confiança: “Com a nova gestão e esse time campeão, a USP continuará a vencer, pelo bem de São Paulo e do Brasil”.

Carreiras de brilho

Vahan Agopyan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP (Epusp), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela mesma instituição e doutor pelo King’s College London (Reino Unido). Foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP (2010-2014) e era, até então, vice-reitor da USP. Professor da USP desde 1975, foi vice-diretor e diretor da Epusp, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e vice-presidente do Conselho Internacional para Pesquisa em Inovação em Edificação e Construção.

Antonio Carlos Hernandes é professor titular do IFSC/USP desde 2008. Graduou-se em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolveu o doutorado em Física Aplicada pela USP, com estágio na Universidade de Gênova, na Itália. Entre 2010 e 2014, foi diretor do IFSC/USP e, até este momento, era pró-reitor de Graduação da USP. Hernandes é coordenador de Ensino e Difusão Científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/CEPID/FAPESP), vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Materiais em Nanotecnologia e coordenador do Centro de Tecnologia de Materiais Híbridos, um dos núcleos de apoio à pesquisa da USP.

Fontes: Adriana Cruz (Jornal da USP) e Portal do Governo

Fotos: Cecília Bastos / USP Imagens e Alexandre Carvalho/A2img

Tags:, ,

Revoke Consent