IMPRENSA

08/04/2010IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Vale do Paraíba desenvolve projeto habitacional com apoio da ABCP

Casa 1.0 na revenda
A Casa 1.0, projeto desenvolvido pela ABCP em 2001 e que segue até hoje sendo multiplicado no combate do déficit habitacional no País, está sendo implementado pela Lafarge em Canas (SP), município do Vale do Paraíba. Este é o primeiro modelo da Casa 1.0 na cidade, que será comercializado por meio de uma loja de materiais de construção.

Luciano Marques, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da Lafarge, explica que a escolha do revendedor foi decisiva para o negócio: “O revendedor tem papel importante no processo, pois ele não venderá materiais de construção, e sim uma casa pronta, com todos os materiais necessários já incluídos”, afirma. Toda essa praticidade tem alguns desafios, mas um dos mais importantes já foi vencido: a adequação às especificações da Prefeitura da cidade e da Caixa Econômica Federal, que aprovaram o projeto e vão viabilizar o financiamento das casas destinadas à população das classes C e D.

“A parceria com a ABCP é fundamental porque a associação mostra toda sua expertise na execução do projeto, trazendo qualidade, rapidez e eficiência à construção. O modelo de negócio pode ser facilmente aplicado em qualquer lugar do País”, enfatiza. Davidson Deana, especialista em alvenaria estrutural e consultor da ABCP, responsável pelo treinamento da mão-de-obra em Canas, afirma que “a capacitação dos profissionais garante a qualidade do trabalho. Estão sendo treinadas 17 pessoas da região, dispostas a aprender novas soluções”, explica. Segundo o consultor, todo o projeto é racionalizado para que haja o mínimo possível de perdas durante a obra: “Essa mudança de conceito é valiosa. As pessoas adquirem a ideia de sustentabilidade durante o processo de construção”, ressalta Davidson.

O treinamento é dividido em três etapas. Na primeira, são ensinados os conceitos de fundação da Casa 1.0. Na segunda etapa, são apresentados o passo a passo da alvenaria estrutural, os materiais e as ferramentas utilizadas, os serviços envolvidos e as soluções adotadas. Na etapa final, os profissionais fazem a instalação hidráulica e elétrica, a laje, a cobertura e o revestimento.

Expectativa
Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo da ABCP, prevê que o protótipo da casa fique pronto ainda na primeira quinzena de abril de 2010 e que uma nova turma seja treinada para atender à demanda local. “Além do treinamento, a ABCP dará apoio ao revendedor para alavancar as vendas por meio de peças promocionais.”

Para sugestões ou informações sobre esta matéria, contate a ABCP pelo e-mail abcpsp@abcp.org.br

Tags:, , ,

Revoke Consent