Venda de cimento tem alta de 3,9% em fevereiro
As vendas de cimento em fevereiro de 2024 somaram 4,6 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Se comparado a janeiro, há um recuo de 4,1%.
A venda por dia útil – indicador que considera o número de dias trabalhados, que têm forte influência no consumo de cimento – foi de 219,8 mil toneladas em fevereiro, 0,8% menor em relação ao mesmo mês do ano anterior e 1,3% inferior ante o acumulado no ano.
Os principais indutores do desempenho foram as perspectivas mais favoráveis no mercado de trabalho, com aumento da massa salarial e expansão do emprego formal, e a uma forte retomada dos lançamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, iniciada no segundo semestre de 2023.
Mesmo com a recuperação do mercado de trabalho, o salário dos trabalhadores ainda permanece numa recuperação lenta, com valores reais inferiores aos apresentados em 2020, quando havia o auxílio por conta da pandemia. O baixo poder de compra da população reflete também na queda das vendas dos materiais de construção e lançamentos imobiliários.
Ainda que o cenário seja desafiador, a indústria brasileira de cimento segue moderadamente otimista com a aprovação da Reforma Tributária e sua regulamentação, a redução da Selic, o controle da inflação e a retomada de obras de infraestrutura e habitação do programa Minha Casa, Minha Vida. Fatores esses que levam o setor a manter a projeção de crescimento de consumo do produto, estimada em 2% para este ano, com um acréscimo aproximado de 1,2 milhão de toneladas, insuficiente para recuperar as perdas de 3 milhões de toneladas registradas nos anos de 2022 e 2023.