IMPRENSA

12/07/2012IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Governo Federal investe em obras viárias do MA

A cidade de São Luís (MA) vai ganhar importantes obras de infraestrutura viária. O Governo Federal financiará a construção do anel viário do município, além dos sistemas de corredor de ônibus (BRT) e de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Os investimentos foram anunciados na 18ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU), realizada na capital maranhense, entre 18 e 20 de junho.

O evento ocorreu na Fiema (Federação da Indústria do Maranhão), reunindo cerca de 200 pessoas. Foi uma oportunidade para discutir as novidades em termos de processos, produtos, tecnologias e equipamentos relacionados à pavimentação urbana.

O Maranhão é formado por 217 municípios e sua malha rodoviária não pavimentada está entre as maiores do Nordeste. O pavimento de concreto foi apresentado, na RPU, como uma solução técnica eficaz para o Estado. “Atualmente, esse tipo de pavimento é o mais recomendado para rodovias e vias urbanas de tráfego intenso. Sua durabilidade chega a 40 anos, mas seu uso ainda não está difundido no Maranhão”, afirmou José Ribamar Barbosa Bello, presidente do conselho de infraestrutura e obras da Fiema.

A ABCP marcou presença na RPU com estande e palestras. A arquiteta Cristiane Bastos falou sobre mobilidade urbana por meio de ciclovias e o gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, Cláudio Oliveira, fez uma apresentação sobre pavimentos permeáveis em concreto. Houve também um minicurso sobre pavimento de concreto, ministrado por especialistas da ABCP, que contou com a participação de alunos de Engenharia da Uema (Universidade Estadual do Maranhão).

Tags:, , , ,

Revoke Consent