Workshop auxilia gerenciamento financeiro de construtoras do Recife
Sob a coordenação da Regional NNE da ABCP, a Comunidade da Construção do Recife deu início ao Programa de Gerenciamento de Obras, previsto para seu 5º Ciclo de Atividades, com o workshop realizado no auditório da Associação, na capital pernambucana. Cerca de 50 profissionais, dentre orçamentistas, gestores e engenheiros de obras das construtoras participantes da Comunidade marcaram presença.
Com o objetivo de debater as atividades financeiras que envolvem a construção de um empreendimento, desde a concepção até a entrega final, o workshop teve, em sua programação, discussões a respeito do gerenciamento de prazos e custos, acompanhamento do planejamento físico-financeiro da obra e opções existentes para financiamento. “O destaque principal foi a mesa redonda, em que se discutiu a melhor forma para a elaboração de um orçamento, tornando o custo orçado o mais próximo do custo real”, afirmou o gerente NNE da ABCP, Eduardo Barbosa de Moraes.
O diretor-presidente da construtora Inocoop Capibaribe, William Martins Horta, falou sobre a importância do evento. “A gente sente a necessidade de discutir melhor o tema porque, hoje, a base do sucesso de um empreendimento é a parte de gestão, não apenas financeira, que permite termos um custo ajustado à realidade inicial de orçamento. A gestão precisa ser mais aperfeiçoada nas empresas”.
Segundo a engenheira Luiza Neves, coordenadora da Comunidade da Construção do Recife, o próximo passo do programa será a realização de um estudo de caso com alguma construtora da Comunidade de Recife, para acompanhar a elaboração do orçamento de um empreendimento e realizar o acompanhamento físico-financeiro da obra. O workshop teve palestras de Evelyn Kruppa (SEBRAE/PE), Eveline Ferreira (Caixa Econômica Federal), Roberto Barella (GMO Engenharia) e Flávio Melo (Lógica Engenharia). Clélio Morais (CM Assessoria) coordenou a mesa redonda.