IMPRENSA

24/06/2016IMPRENSA, Noticias, São Paulo

2° Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável

Arquitetos de escritórios filiados à Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea) e engenheiros ligados ao Comitê de Tecnologia do Sinduscon-SP terão uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre pavimento permeável com o “2º Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável”, marcado para 29 de junho de 2016, no auditório da Associação Brasileira do Cimento Portland (ABCP), em São Paulo.

Após ter realizado um bem-sucedido seminário de capacitação sobre pavimento permeável para arquitetos-paisagistas no início de maio, o novo evento dedicado à capacitação de arquitetos e engenheiros é mais uma realização da Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil), com apoio da Asbea, do SindusCon-SP, da ABCP e do Sinprocim/Sinaprocim, o sindicato das indústrias de artefatos de cimento.

“A BlocoBrasil e as entidades parceiras visam com esse seminário fornecer aos profissionais da arquitetura e da engenharia informações técnicas rigorosas e confiáveis sobre as características dos diversos tipos de pavimentos permeáveis, as exigências para um bom projeto e execução de obras com esse tipo de pavimento e as prescrições constantes da norma ABNT 16.416/2015, que regulamentou os requisitos e procedimentos para pavimentos permeáveis de concreto”, diz Ramon Barral, presidente da BlocoBrasil.

Palestras
O seminário foi estruturado em duas palestras: a primeira delas, intitulada Normatização dos pavimentos permeáveis, será ministrada pelo engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Indústria da ABCP. Ele abordará os principais itens da norma 16.416. “A norma estabelece as diretrizes para a correta utilização do pavimento permeável, permitindo até o reaproveitamento das águas pluviais, algo fundamental nesses tempos de crise hídrica”, afirma Cláudio Oliveira.

Na segunda palestra, a engenheira Liliane L. C. Alves Pinto, da empresa de consultoria L. C. Engenharia, detalhará as questões de hidrologia, permeabilidade dos solos e reuso das águas pluviais em projeto de pavimento permeável na palestra Pavimento permeável: uma estrutura sustentável. Haverá ainda demonstração prática da permeabilidade da água pelo pavimento com revestimento de peças de concreto drenante em área especialmente construída para essa finalidade na ABCP. Ao final do evento, os participantes receberão uma coletânea com as normas de pavimentos de concreto. A participação no seminário é gratuita, porém as vagas são limitadas.

 

Seminário de capacitação: pavimento permeável

Local: Auditório da ABCP, av. Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo (estacionamento no local)
Inscrição: gratuita (vagas limitadas) pelo e-mail: blocobrasil@blocobrasil.com.br
Data: 29/6/2016
Horário: 14h às 17h

 

Tags:, , , ,

Revoke Consent