IMPRENSA

11/07/2018IMPRENSA, Minas Gerais, Noticias

6º Fórum Mineiro de Alvenaria Estrutural reúne 143 profissionais em BH

A Comunidade da Construção de Belo Horizonte, programa coordenado pela parceria ABCP / Sinduscon-MG, realizou no dia 5 de julho de 2018 o 6º Fórum Mineiro de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, evento que reuniu um total de 143 profissionais na sede da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

O encontro, que teve como promotores ABCP, Siprocimg e Sebrae, integrou a programação do 8º ciclo da comunidade mineira, cujo tema de estudo é a NBR 15.575 (Norma de Desempenho), aplicada aos sistemas construtivos à base de cimento. Lincoln Raydan, gerente do Escritório da ABCP em Minas Gerais, explica que a Norma de Desempenho foi tema também do ciclo anterior da comunidade mineira, porém, o foco do debate era mais conceitual. “Agora, estamos voltados diretamente à pratica e ao detalhamento da norma. Estamos varrendo passo a passo o texto da norma para que as empresas atinjam os critérios exigidos”, diz Raydan.

Visando atender a esse objetivo, o 6º Fórum Mineiro de Alvenaria Estrutural trouxe uma programação abrangente voltada ao dia a dia das empresas. Os temas e palestrantes foram:

  • Produtividade na Alvenaria Estrutural– Ubiraci Espinelli Lemes de Souza (EPUSP)
  • Apresentação das ITAs e FADsde blocos de concreto (Instituições técnicas de avaliação e fichas de avaliação de desempenho) – Patrícia Elizabeth Ferreira Gomes Barbosa (PgB) e Paulo Roberto Ferreira Andery (Antac)
  • PSQ de Blocos de Concreto– Anderson Augusto de Oliveira (Sinaprocim/Sinprocim / Luccol Engenharia)
  • Alvenaria Estrutural e a NBR 15.575– Resultado dos Ensaios realizados pela BlocoBrasil – Carlos Alberto Tauil (BlocoBrasil / Métrica)
  • Experiência NeoCasa em Empreendimentos em Alvenaria Estrutural– Renato Vieira Barbosa (NeoCasa)
  • Experiência Patrimar em Empreendimentos em Alvenaria Estrutural– Márcia Mascarenhas Mourthé (Patrimar)

O 8º ciclo da Comunidade da Construção de Belo Horizonte teve início em agosto de 2017 e será concluído em dezembro de 2018. Como o objetivo é debater a Norma de Desempenho em relação a outros sistemas cimentícios aplicados a edificações, além da alvenaria com blocos de concreto, a comunidade realizou recentemente outro fórum, este dedicado à parede de concreto, sempre à luz da NBR 15575. “Há cerca de um mês fizemos o 1º Fórum Mineiro de Parede de Concreto, que também teve uma grande participação do mercado da construção de Minas”, acrescenta Raydan.

 

Tags:, , ,

Revoke Consent