IMPRENSA

10/04/2017IMPRENSA, Noticias, São Paulo

ABCP capacita moradores a construir e consertar calçadas em projeto da Prefeitura de São Paulo

O prefeito da cidade de São Paulo, João Dória, lançou no dia 9 de abril de 2017 o piloto do projeto Calçada Nova – Mutirão Mário Covas, que, por meio de parceria com a iniciativa privada e cooperação técnica da ABCP, capacita moradores a construir e consertar calçadas.

A diferença das outras 13 etapas do programa é que nesta fase os cidadãos estão sendo treinados para melhorar as calçadas de suas moradias, não mais apenas os passeios de responsabilidade da prefeitura. O objetivo agora é construir e recuperar calçadas de responsabilidade de munícipes. Para este piloto, a ABCP capacitou moradores do Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, com a função de calceteiros. O curso, que aconteceu no dia 8, foi colocado em prática já no dia seguinte, quando os moradores, com a ajuda do prefeito João Dória e do vice-prefeito e secretário de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, puseram a mão na massa e ajudaram a construir, no formato mutirão,  a calçada da rua Cândido Rosa, no trecho compreendido entre a rua Bispo Martins e o córrego Independência.

O material utilizado é doado pelas empresas associadas da ABCP, sendo que para este piloto os 220 sacos de cimento foram doados pela associada Votorantim Cimentos. A obra contou também com areia e pedra doadas pela Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição).

De acordo com Bruno Covas, o apoio dos moradores é fundamental para deixar a cidade mais bonita. “É mais uma atuação em conjunto desta nova gestão que vem dando certo e faz bem para a cidade. Nós, da Prefeitura, faremos a capacitação do pessoal. A iniciativa privada entra com a matéria-prima e a população com a mão de obra. Ao final todos receberão certificado.”

“A ABCP conduz já há alguns anos o Projeto Soluções para Cidades, que oferece apoio aos municípios brasileiros nas questões ligadas à mobilidade e infraestrutura urbana, dentre elas, calçadas. O que move a ABCP é a possibilidade de influenciar na qualidade de vida das pessoas através da melhoria da infraestrutura urbana. Como transferir tecnologias e capacitar profissionais faz parte do DNA da Associação, nosso apoio ao ‘piloto’ é a realização do curso instrutivo sobre execução de calçadas aos técnicos da PMSP e moradores da região do piloto, contando desta vez com o apoio da Votorantim Cimentos, uma de nossas associadas”, destaca Valter Frigieri Junior, diretor de Mercado da Construção Civil da ABCP.

 

Mutirão Mário Covas

O programa Calçada Nova já passou por 13 localidades em diversas regiões da cidade, como Lapa, Vila Prudente, Freguesia do Ó, Parelheiros, Perus, Cidade Tiradentes, Pirituba, Cidade Ademar, Aricanduva, M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e Raposo Tavares. Em todas elas, a prefeitura forneceu mão de obra e material, contando com a ajuda da população, para recuperar as calçadas de órgãos municipais, sempre dando também acessibilidade. A programação do Calçada Nova está disponível no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/

Tags:, , , , , , , ,

Revoke Consent