IMPRENSA

19/09/2011IMPRENSA, Noticias, Sul

Alvenaria e Pavimento de Concreto nas escolas do Sul do País

Em agosto, a ABCP SUL se fez presente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade de Blumenau (FURB). Em Maringá (PR), o coordenador do curso de engenharia civil, Jeselay Hemetério Cordeiro dos Reis promoveu aulas sobre pavimento de concreto para três turmas do curso de engenharia da UEM, ministradas pelo consultor da ABCP, Carlos Roberto Giublin. No dia 23, foi a vez do gerente da Regional Sul da ABCP, Alexsander Maschio ministrar palestra sobre alvenaria estrutural na Semana de Engenharia da UEM. Em Blumenau (SC), no dia 25, Giublin fez outra palestra, agora no Centro Acadêmico de Engenharia Civil da FURB,

Segundo Juliane Vier Vieira, aluna do 3º ano de Engenharia Civil da UEM, a aula ministrada por Giublin surpreendeu. “Com três horas de ‘aula’ não foi possível passar sequer parte do conhecimento. Aguardarei ansiosa o retorno para mais informações sobre pavimento de concreto”. Sobre a palestra de Maschio, Juliane pareceu confiante na realização de ações futuras. “A palestra sobre alvenaria estrutural foi excelente. Em Maringá há muitas construtoras que trabalham com alvenaria estrutural e os conhecimentos adquiridos com a palestra me impulsionaram a buscar essa área”, completou.

Para o mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana da Universidade Estadual de Maringá, Hugo Peinado, a palestra foi bastante didática e elucidativa. E já trabalha na execução de  prédios de alto padrão em Maringá e conhecer mais sobre a alvenaria estrutural foi relevante. “É imprescindível que os profissionais envolvidos no projeto e na execução, dominem as técnicas, e alguns profissionais do mercado não buscam outras tecnologias por não terem interesse em aprimoramento ou estarem conformados com as técnicas conhecidas”.

Na FURB, em Blumenau, foram dez palestras ao longo da “Semana Acadêmica de Engenharia Civil”. De acordo com o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil da universidade catarinense, Alexandre Bacsfalusi, esse tipo de ação soma no currículo dos alunos.  “A parceria da ABCP com as universidades enriquece mais ainda o conhecimento dos acadêmicos, pois eles têm a chance de aprender coisas além da faculdade e conhecer um pouco mais do trabalho da ABCP”, completa.

As próximas ações estão previstas para a UNIPAR, em Umuarama (PR) e na UTFPR, em Curitiba (PR).

Tags:, ,

Revoke Consent