IMPRENSA

09/06/2011IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

A Comunidade da Construção do Rio de Janeiro realizou a 8ª edição do Curso de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto e Racionalização Construtiva, parte do Programa de Melhoria. O programa, que teve início em 2008, totaliza a capacitação de 320 profissionais da construção civil, entre mais de 55 construtoras e 15 fornecedores do sistema. O objetivo é passar uma visão ampla e atualizada sobre o processo construtivo e de racionalização.

As aulas abordaram assuntos estratégicos para o crescimento do mercado e para a aplicação do sistema de alvenaria estrutural. O conteúdo das aulas visa à maximização dos resultados, por meio dos temas “Industrialização e racionalização da construção”, “Interação entre materiais e componentes aplicados ao desempenho da alvenaria”, “Coordenação modular”, “Projeto de produção” e “Gestão de desempenho”. No último dia da capacitação, os profissionais participaram de um intercâmbio técnico na obra para analisar e debater o conteúdo do curso e os indicadores de produtividade.

O programa tem a finalidade de transmitir a engenheiros, arquitetos, diretores, gerentes e supervisores de engenharia conhecimentos para aperfeiçoar o processo construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto e atende toda a cadeia produtiva, desde fabricantes de blocos e argamassa até fabricantes de equipamentos. Sebrae-RJ, Firjan, Sinduscon-Rio e BlocoBrasil apoiam o programa.

“A troca de experiência é sempre muito importante. Com certeza, os alunos saíram melhor preparados para enfrentar novos desafios na área pretendida”, concluiu o engenheiro e instrutor do curso, Guilherme de Andrade, da Macro Engenharia.

O evento é uma ação desenvolvida pela Comunidade da Construção e tem como objetivo aumentar a competitividade e melhorar o desempenho dos sistemas construtivos, com maior produtividade e qualidade. O resultado pode ser comprovado nas construtoras participantes da Comunidade, das quais 38% passaram a adotar a tecnologia em seus empreendimentos. Outro indicador dessa utilização foi o crescimento de 220%, em quatro anos, da capacidade da indústria de blocos de concreto do Rio de Janeiro. O destaque do resultado está no aumento da produtividade, considerando os “picos” na execução da alvenaria, que passou de 14 m² para 25 m²/homem/dia, o que significa um aumento de 79%.

Tags:, ,

Revoke Consent