Centro-Oeste

03/04/2012Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Anápolis é exemplo de crescimento na produção de pré-fabricados em concreto

Lajes, telhas, blocos, vigas e galpões com premoldados de concreto estão em toda Anápolis, uma das principais cidades brasileiras do eixo industrial, reconhecida por sua privilegiada localização geográfica. Porém, não foi sempre assim. A presença cada vez maior dos pré-fabricados de concreto aconteceu nos últimos sete anos, em face de ações mercadológicas intensas da regional Centro-Oeste da ABCP em parceria com a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Anápolis), que fizeram crescer o número de empresas e de projetos no setor.

O crescimento que se verifica contou também com a vontade política de apoiar e facilitar o fornecimento às melhores possibilidades para a infraestrutura e acessibilidade da cidade, principalmente frente aos grandes investimentos previstos para a região, como a chegada da ferrovia norte sul, a duplicação da base aérea, a construção do Aeroporto Regional de Cargas e a ampliação do parque industrial.

Um exemplo de sistema construtivo à base de cimento que se destaca é o pavimento intertravado. As obras aceleradas da praça Bom Jesus, no centro, assim como outras praças da cidade fazem uso do sistema. A avenida Brasil, uma das mais importantes de Anápolis, também emprega o pavimento intertravado em toda sua extensão, ocupando o canteiro central e as calçadas que margeiam toda prefeitura.

O crescimento das cidades brasileiras de porte médio, que tenham vocação para a pré-fabricação, pode ser incentivado no mesmo sentido, uma vez que passada a fase dos meta eventos, como Copa 2014, Olimpíadas, e grandes usinas hidrelétricas, as necessidades de infraestrutura urbana não cessarão, dando continuidade à demanda por pré-fabricados, movimentando esse importante segmento consumidor de cimento.

Empresa visionária

Ubiratan Lopes, proprietário da empresa Lajes Vibracon, é um exemplo do crescimento dos produtores na região. Atualmente sua empresa utiliza, em média, 900 toneladas de cimento por mês. Ele aproveitou as oportunidades, como nos treinamentos oferecidos pela ABCP, para qualificar seus produtos, e assim transformou uma pequena fábrica de lajes em uma das maiores produtoras de premoldados do centro oeste.

Tags:, , , , , , ,

Revoke Consent