Centro-Oeste

21/06/2010Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Cara nova no centro histórico de Cuiabá

A pavimentação intertravada vem sendo usada em larga escala em diversos pontos de Cuiabá, principalmente na revitalização do centro histórico da capital matogrossense, que conta com projeto da prefeitura muncipal e apoio da Regional Centro Oeste da ABCP nesse desafio.  Antes degradado pelo tempo, o espaço público do centro, hoje, é bem outro. O novo piso mudou o aspecto da movimentada área, formada pelas primeiras vias urbanas surgidas desde a fundação da cidade, há mais de três séculos.

Na linha de ações futuras, continua em foco a revitalização das praças com o mesmo tipo de pavimento. A Cartilha de Acessibilidade lançada pela prefeitura e apoiada pela ABCP tornou-se peça fundamental na orientação de projetistas locais. Cuiabá é uma cidade antiga, de calçadas estreitas, que ainda carecem de bom tratamento e adequação. A ABCP CO também segue acompanhando a discussão dos projetos de mobilidade urbana para a Copa de 2014, que prevêem corredores exclusivos para ônibus com o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade local.

Promoção técnica
Entre as ações desenvolvidas pela ABCP para disseminação das vantagens técnicas deste sistema de pavimentação no Mato Grosso estão o fortalecimento dos fabricantes de blocos e a promoção de palestras saobre o uso do pavimento intertravado.  A ABCP também vem apoiando o CREA/MT na pavimentação de seu estacionamento por meio de parceria estabelecida com as empresas Blocos Brasil e Votorantim.

Tags:, , ,

Revoke Consent