IMPRENSA

01/09/2021IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Cimento Apodi fecha parceria com a empresa norte-americana NITROcrete

Torres eólicas (Foto: Divulgação)

 

Acordo viabiliza solução para concretagem de bases de torres eólicas e concreto massa

A Cimento Apodi iniciou uma parceria junto à empresa americana NITROcrete para oferecer uma solução inovadora e pioneira na área da construção civil brasileira, com a criação do “Non-Crack Solution”. A solução evita fissuras de retração, defeitos de concretagem e o aparecimento de patologias futuras no concreto, ao unir duas tecnologias das empresas: o CP III 40 RS BC, da Cimento Apodi, um cimento de alta resistência com baixo calor de hidratação, e o processo de resfriamento da matéria-prima por meio de nitrogênio líquido, criado pela startup NITROcrete.

O Non-Crack Solution está trazendo inúmeros benefícios, como redução de custos e resíduos de embalagens plásticas, operação mais rápida e totalmente automatizada na produção, além da economia de água e energia, e apresenta como diferencial o resfriamento dos agregados e não mais do concreto já preparado. Um dos primeiros projetos que já está aplicando a solução é uma obra de um parque eólico localizado em Dom Inocêncio (Piauí), em parceria com a DoisA Engenharia.

“No Nordeste, estamos observando um forte potencial do Non-Crack Solution para uso nas concretagens de grande volume, que englobam os parques eólicos, cujas bases são de concreto e exigem alta qualidade e controle no concreto empregado. A solução conta com um cimento especialmente produzido para esta finalidade, em que conseguimos agregar altas resistências, excelente reatividade e menor calor de hidratação no mercado (o que reduz muito os custos do concreto), que é CP III 40 RS BC, da Apodi. Através do sistema de resfriamento por nitrogênio líquido (a -180 ºC) da NITROcrete é promovida uma redução automatizada de temperatura do concreto dentro da usina, permitindo que o lançamento do material seja consistente e de acordo com as especificações técnicas mais rigorosas, mesmo em regiões com elevada temperatura ambiente”, explica Mário Guilge, gerente de Produtos e Assessoria Técnica da Cimento Apodi.

De acordo com Guilge, o processo anterior ao Non-Crack Solution para concretagem era executado substituindo a água do concreto por gelo (a 0 ºC), visando reduzir a temperatura do concreto. O sistema, entretanto, era manual, com alto risco de acidentes, elevado uso de água, energia, além da geração de muito resíduo plástico. “Com a implantação da tecnologia Non-Crack Solution, por exemplo, foram eliminados cerca de 250 mil sacos plásticos de armazenagem de gelo em cada parque de 50 torres”, pontua o gerente.

Tags:, , , , , , , , , , ,

Revoke Consent