Banco de pautas

10/08/2011Banco de pautas, IMPRENSA

Comunidade da Construção garante novas ações para o desafio das construtoras

Movimento estará presente na 83ª edição do ENIC, que acontece de 10 a 12 de agosto no WTC, em São Paulo, onde será lançado novo site, primeiro curso á distância de alvenaria estrutural e programa para pequenas construtoras.

ABCP, 10 de agosto de 2011 – A Comunidade da Construção, movimento de integração da cadeia produtiva para o aumento da competitividade dos sistemas construtivos à base de cimento, está expandindo suas atividades para atender à crescente demanda do mercado, impulsionada pelo aumento do crédito imobiliário e pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

O programa, que contribui para a capacitação de profissionais, tanto de engenheiros como da mão de obra direta, apresentará novidades durante o Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), que será realizado na cidade de São Paulo, de 10 a 12/8, no World Trade Center. O evento é a mais importante iniciativa da construção civil e reúne profissionais de todo o País, além de autoridades dos governos municipal, estadual e federal.

“O construtor, seja ele de pequeno ou grande porte, busca cada vez mais sistemas construtivos que atendam à realidade do mercado e que cumpram as premissas fundamentais de racionalização, industrialização e qualidade. Para que esse processo seja cumprido com êxito é necessário uma equipe capacitada e bem gerida, e esse é o nosso objectivo: auxiliá-lo em todo o processo”, explica Glécia Vieira, coordenadora da Comunidade da Construção.

O movimento está ampliando sua atuação para ajudar, tanto as construtoras que já utilizam sistemas à base de cimento quanto as de menor porte, que estão iniciando processos de racionalização.

Para isso, a Comunidade traz novidades para o evento, entre elas:

· A reformulação do site www.comunidadedaconstrucao.com.br, que passa a trazer mais informações sobre boas práticas e sistemas construtivos com o objetivo de auxiliar cada vez mais as construtoras em obras de alvenaria e paredes de concreto;

· O EAD (curso a distância) em alvenaria estrutural – trata-se do primeiro curso via web voltado para edificações. O primeiro tema tratado é Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, sistema racionalizado, modular e econômico. Dirigido a engenheiros, técnicos e profissionais da construção civil, o curso visa à disseminação dessa tecnologia por meio da formação de multiplicadores do sistema para treinamento das equipes, mestres de obras e encarregados.

· A implantação do Programa Desenvolvimento de Construtoras, que visa aumentar a competitividade e melhorar o desempenho das empresas, por meio da difusão das melhores práticas de projeto, planejamento e execução do sistema construtivo de alvenaria estrutural. O programa já foi implantado, como piloto, no Vale do Paraíba e em Ribeirão Preto, no interior paulista. Essas regiões foram escolhidas devido ao seu alto potencial de investimentos imobiliários, como demonstrou pesquisa realizada pela ABCP durante a 6ª edição da Construvale (Feira de Construção civil, Arquitetura e Negócios Imobiliários do Vale), que apontou uma carteira de obras de 9 mil unidades habitacionais entre as 12 construtoras pesquisadas.

 

Sobre a Comunidade – Criada há nove anos, a Comunidade da Construção já contribuiu para a capacitação de mais de 30 mil profissionais, envolvendo 350 construtoras, 20 entidades e os  Sinduscons de 17 cidades. A capacitação de mão de obra é um dos principais desafios do setor da construção, que está crescendo a taxas superiores ao do PIB e de outros segmentos da economia. Segundo dados da Caixa Econômica Federal, mais de 230 mil unidades foram entregues no ano passado e a previsão para 2011 é de mais 420 mil, situação que leva muitas empresas a duplicar seu quadro de colaboradores e ampliar seus canteiros de obras em várias regiões do Brasil. “Neste momento as construtoras devem adotar uma nova maneira de gerenciar o negócio, em que a escolha do sistema construtivo considera a cadeia fornecedora, os processos de capacitação, as ferramentas técnicas e a normatização, afirma Glécia.

 

Informações para a imprensa
Lide Soluções Integradas em Comunicação
Cristina Soares / (11) 2711-1613 / (11) 7772-9536 cristina03@lide.com.br
Natália Fontão / (11) 2711-1624 / (11) 9436-3272 natalia03@lide.com.br

Tags:,