Centro-Oeste

12/04/2010Centro-Oeste, IMPRENSA, Noticias

Concreto nos corredores de Brasília

As obras na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) estão em ritmo acelerado. Pelo projeto, os ônibus que hoje disputam espaço com carros ganharão uma pista de rolamento exclusiva próxima ao canteiro central. Serão 12,5 km de pista com 4 m de largura nos dois sentidos. Toda essa infraestrutura compõe as obras da Linha Verde, parte do programa Brasília Integrada. A ideia é garantir aos moradores do Distrito Federal um sistema de transporte público eficiente.

As obras no local estão sendo executadas pelo consórcio Linha Verde, composto pelas empresas Mendes Júnior, Serveng e CR Almeida, que subcontratou a EPC, empresa que dispõe do equipamento Gomaco-Comander III, e conta com a assessoria técnica da Cimenta Engenharia (cujo consultor é o engenheiro Dalter Pacheco Godinho) durante o período de execução. Além da EPTG, a Linha Verde ainda inclui a Estrada de Indústrias Gráficas (EIG), cujo projeto está sendo concluído com apoio da Regional Centro-Oeste da ABCP. Outra pista que receberá o mesmo tratamento é a Estrada do Setor Policial Sul (ESPS), com projeto em elaboração.

As avenidas Sandu, Comercial e Hélio Prates, que já receberam apoio técnico na fase inicial, estão prontas para ser licitadas e seguirão com o acompanhamento da ABCP. Na Linha Amarela, também conhecida como Corredor Gama, as obras estão prestes a começar. O trecho vai ligar Gama e Santa Maria à Rodoviária do Plano Piloto e sua extensão alcançará o terminal do metrô na Asa Sul e, futuramente, chegará até a Asa Norte. Serão 37,5 km de pista com 4 m de largura também nos dois sentidos. As obras aguardam licença ambiental de instalação e a liberação de financiamento pelo Conselho Andino de Fomento (CAF).

A coordenação executiva do Programa de Transportes Urbanos Brasília Integrada, juntamente com o Consórcio Linha Verde, considerando os cuidados necessários para garantir o bom resultado na execução e no controle da obra, contam com a consultoria da ABCP nas atividades de acompanhamento e fiscalização.

Para sugestões ou informações sobre esta matéria, contate a ABCP pelo e-mail: abcpco@abcp.org.br

Tags:, ,

Revoke Consent