IMPRENSA

24/02/2022IMPRENSA, Noticias, Sul

Crea-PR lança cadernos técnicos em parceria com ABCP

Publicações trazem informações detalhadas sobre Pavimento Permeável e Vantagens do Pavimento de Concreto

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) está lançando dois novos cadernos técnicos em parceria com a ABCP. São duas publicações que têm como temas Pavimento Permeável e Vantagens do Pavimento de Concreto.

Os cadernos técnicos são parte da Agenda Parlamentar, programa criado há quase uma década pelo Crea-PR que trabalha, nos níveis municipal, estadual e federal, propostas de melhorias de projetos de leis e implantação de políticas públicas. “Os cadernos técnicos compõem uma das ações junto a municípios. É a contribuição do Sistema Confea/Crea, em especial do Crea-PR, por meio do olhar e estudos de especialistas das áreas das engenharias, agronomia e geociências para as gestões municipais”, afirma Claudemir Marcos Prattes, gerente de relações institucionais do Crea-PR.

“Hoje são mais de 30 cadernos técnicos que trazem toda uma orientação técnica, mais direcionada ao gestor público e aos quadros técnicos das prefeituras. São cadernos de leitura simples, que trazem orientação e explicação sobre problemas do dia a dia dos municípios, como pavimentação, acessibilidade, instalações provisórias, resíduos, iluminação pública, licitações, dentre outros. No âmbito rural, estradas rurais, conservação de solos, agricultura urbana, dentre outros. São várias temáticas de grande importância para os municípios. Esses cadernos trazem a conceituação de um problema rotineiro no município e propostas viáveis de solução desses problemas. Também são pontuados erros e falhas que podem ser evitadas pelos gestores municipais, sempre com uma com uma visão técnica, uma visão do profissional de engenharia, agronomia ou das geociências. Basicamente, estamos dando uma contribuição do nosso sistema com conhecimento técnico para que os gestores públicos possam obter orientações para as tão importantes e fundamentais tomadas de decisões”, detalha.

Paralelo aos cadernos, há os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs). “São materiais, um pouco mais aprofundados, que as nossas associações, em parceria com o Conselho, desenvolvem através de um esboço de um projeto, um pré-projeto, uma etapa inicial de um projeto de solução de um problema específico do município. São mais de 200 modelos que temos dentro do nosso portal. Esses EBDMs também trazem algo mais específico, mais pé no chão. O caderno técnico é mais orientativo, de uma forma global, e o EBDM traz um detalhamento de uma solução possível e viável para determinados problemas em determinadas regiões”, pontua Prattes.

Pavimento Permeável

Uma das publicações recém-lançadas trata dos pavimentos permeáveis em um caderno de rápida leitura, fácil de ser interpretado, comenta o engenheiro civil Diogo Artur Colella, gerente da Regional de Pato Branco do Crea-PR, designado para ser o gestor do convênio com a ABCP.

“Ele aborda questões que vão desde as definições, parâmetros de projeto, onde os custos vão ser gerados, quais as vantagens e precauções que os profissionais devem ter ao desenvolver atividades com pavimentos permeáveis em concreto, as questões do intertravamento, as formas de utilização, exemplos, ilustrações de como, ao redor do mundo, essa tecnologia vem evoluindo e como ela está preparada hoje para suportar diferentes tipos de pisos e diferentes tipos de tráfegos. Permitindo assim que os profissionais, a partir deste material, tenham acesso a informações rápidas e consigam tomar a melhor decisão, seja para um orçamento em uma obra pública, seja orçamento de uma iniciativa privada, ou na melhoria de construções de pequeno porte ali de pavimentos do entorno desse tipo de construção. Além disso, algumas aplicações são também apresentadas nesta indicação. Isso é muito bom porque amplia esse debate, traz opções aos nossos profissionais para que eles possam enxergar diferentes formas de aplicação dos pavimentos permeáveis”, frisa.

Vantagens do Pavimento de Concreto

O outro caderno, sobre Vantagens do Pavimento de Concreto, também conta com uma linguagem rápida, direta, que permite aos profissionais um fácil acesso e conhecimento de nivelamento muito dinâmico. “São menos de 40 páginas, com informações diversas que tiram algumas dúvidas dos profissionais e também dos gestores públicos para que eles possam entender um pouco mais do que se trata os pavimentos em concreto e quais as vantagens que ele possui, tais como melhoria na reflexão de iluminação, a questão de aderência às questões de custo”, detalha.

“Dentro do nosso caderno técnico, são tratadas questões de técnicas de projeto. Então, é mais dedicado aos nossos profissionais para entender um pouquinho o que muda no projeto, quais as considerações que têm que ser feitas, o que a gente precisa, como profissional, se atentar, seja para fazer um dimensionamento, um projeto ou até mesmo na execução. Para ter esse controle das obras, um conforto de rolamento para os usuários com controle de regularidade superficial e traz exemplos ali para que se possa conhecer onde já foi aplicado”, explica.

“Acredito que a grande maioria hoje já rodou e transitou em pavimento de concreto. Para quem não conhece muito, são aqueles mais claros que, em geral, têm as faixas em branco, margeadas por faixas pretas, para dar contraste no pavimento, da separação de faixas de tráfego. É sempre uma experiência diferente. Eu acho que todo mundo que pela primeira vez passou por um pavimento de concreto, olhou e seguiu viagem observando como se comporta o seu veículo, como que é a questão de aderência, como que a questão de desenvolvimento de ruído”, comenta.

“Para isso, o Crea-PR contribui com esse caderno técnico junto com a ABCP e os profissionais do sistema, fornecendo essas informações, trazendo esse assunto para o debate e permitindo que, na escolha dos produtos, possam ser tomadas as melhores decisões com visão em custo, com visão nas especificidades que cada tipo de projeto precisa para ser executado”.

> Os novos cadernos técnicos podem ser acessados no site da Agenda Parlamentar.

Ou diretamente aqui:

> Vantagens do Pavimento de Concreto

> Pavimento Permeável

 

Sobre o Crea-PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado em 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Crédito do texto: Mariluz | Paraná 23/02/2022

Fonte: SNIC em Pauta

>> Para saber mais, leia a matéria “Pavimento de concreto já apresenta competitividade com relação ao asfalto“(Massa Cinzenta, 23/03/2022)

Tags:,

Revoke Consent