IMPRENSA

Fernando Garcia em apresentação sobre “Indicadores de Desenvolvimento Urbano e ConstruBusiness”

12/08/2019IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Deconcic debate momento do setor

Vendas de cimento crescem 2,8% no ano e Concrete Show ganha importância como fórum de integração da construção

Como faz mensalmente, a diretoria do Deconcic (Departamento da Indústria da Construção e Mineração), órgão da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), reuniu-se nesta segunda-feira (12/08/2019) para tratar de temas relacionados ao mercado da construção civil e da mineração. Dois temas marcaram a pauta deste encontro: o panorama sobre “Obras paralisadas”, apresentado por Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística (APEOP) e da Comissão de Infraestrutura (Coinfra), da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), e “Indicadores de Desenvolvimento Urbano e ConstruBusiness”, por Fernando Garcia, consultor do Deconcic. Além deles, o presidente da ABCP e do SNIC, Paulo Camillo Penna, também apresentou o desempenho da indústria do cimento e seus resultados até julho de 2019.

Vendas acumulam alta de 2,8% no ano

Conforme relatou Paulo Camillo, as vendas acumuladas de cimento em 2019 (janeiro a julho) chegaram ao montante de 30,8 milhões de toneladas, um aumento de 2,8% sobre igual período do ano passado, de acordo com o SNIC (Sindicato Nacional da Indústria de Cimento). No mês de julho,as vendas de cimento no Brasil somaram 5 milhões de toneladas, um crescimento de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2018.

O momento é positivo para o setor e o presidente da ABCP e SNIC confirmou isso ao avaliar a oportunidade de realização do Concrete Show, maior evento da cadeia do concreto na América Latina, entre os dias 14 e 16/08/2019, em São Paulo. “A cadeia produtiva da construção está apresentando neste primeiro semestre de 2019 sinais positivos – ainda que tímidos – de recuperação. Pensando na continuidade deste crescimento, a indústria precisa de integração e de soluções tecnológicas e propostas adequadas ao setor. E um fórum técnico, político e institucional como o Concrete Show tem o papel de reunir as principais empresas, organismos e lideranças das áreas pública e privada, para debater os caminhos e definir as ações que alavanquem a cadeia produtiva da construção”, disse Paulo Camillo.

Concrete Show

A ABCP, como co-promotora e co-organizadora da feira, e conjuntamente com o SNIC, estará presente com um estande de 275 m2, que tem o apoio institucional de cerca de 30 importantes entidades da cadeia produtiva da construção. O espaço “ConheCIMENTO com InovAÇÃO” destaca os serviços laboratoriais da ABCP, suas atividades de capacitação, seus projetos de fomento da demanda de cimento, assim como o protagonismo do setor com as questões ambientais, em especial na queima de combustíveis alternativos pela tecnologia do coprocessamento. Durante o evento serão conhecidos também os estudantes de arquitetura vencedores do 5º Prêmio Soluções para as Cidades/2º Concurso Concrete Show South América.

A ABCP terá no Concrete Show uma programação especial de eventos. Um deles é o Fórum de Negócios e Inovação no Mercado da Construção e Infraestrutura, que reunirá nomes de alto nível do setor público e privado para debater o mercado atual e as perspectivas de crescimento (veja a programação do Fórum de Negócios). Além disso, a Associação também participará do Concrete Congress com sete seminários da grade, que contempla 120 palestras.

Agenda dos Seminários – ABCP/SNIC

Dia 14/08

  • 14:00 às 18:00 – A Industrialização da Construção civil. Da Indústria até o Canteiro de Obra

Dia 15/08

  • 14:00 às 18:00 – Soluções para Cidades. Ruas do Futuro.
  • 08:00 às 18:00 – Pavimentação Urbana em Concreto. Experiências na América Latina – Internacional

Dia 16/08

  • 08:00 às 12:00 – Paredes de Concreto
  • 08:00 às 12:00 – Mitigação da Pegada de Carbono na Cadeia produtiva do Concreto. A Contribuição da Indústria Brasileira do Cimento para a Construção Sustentável – Gratuito
  • 08:00 às 12:00 – Princípios do Dimensionamento de pavimentos urbanos em concreto – Internacional
  • 14:00 às 18:00 – Estradas de Concreto: Uma escolha Inteligente e Sustentável – Gratuito

Tags:, , , , , ,

Revoke Consent