IMPRENSA

O trecho recuperado, de 60 quilômetros, entre Palmas e Horizonte, inagurado no mês passado pelo Governo do Estado, é de concreto. Foto: DER/AEN.

22/05/2023IMPRENSA, Noticias, Sul

Especialista esclarece mitos e verdades sobre pavimentação em concreto

“Só dá para utilizar o pavimento em concreto em vias de tráfego pesado? Mito.” A afirmação é de Alex Maschio, engenheiro civil, gerente da regional Sul da ABCP e diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.

Alex explica que a pavimentação feita em concreto é uma solução durável, resistente e que se comporta bem em tráfego pesado de veículos. “E por que foi direcionado para tráfego pesado aqui no Brasil? Justamente pelo custo. No passado, existia uma questão impeditiva em relação ao custo, e onde que o pavimento em concreto se viabilizava? Justamente onde era necessário um pavimento mais espesso”.

Ele conta que as primeiras obras em concreto que se tem notícia no Brasil foram realizadas em áreas urbanas nas cidades de Pelotas e Itaqui, no Rio Grande do Sul. “E continuaram sendo utilizadas em grandes avenidas até meados do século passado, como na avenida Boa Viagem, em Recife, por exemplo, lá em 1960, quando o custo fez com que o concreto passasse a ser interessante apenas para rodovias de tráfego pesado.”

Alex reforça que “hoje, devido às tecnologias que buscamos em outros países, focadas em tráfegos mais leves de veículos, e dada a evolução do custo do asfalto [CAP – Cimento asfáltico de petróleo), de mais de 400% nos últimos 12 anos, podemos afirmar que o pavimento em concreto aparece como uma solução viável e competitiva para todas as situações, seja em rodovias e outras aplicações para tráfego pesado, seja em vias urbanas e estradas rurais voltadas a tráfegos médios e leves”.

Mais barato que o asfalto

Outro mito que Alex desmistifica é quando os “especialistas de internet” afirmam que o pavimento em concreto dura mais, mas é o dobro do preço, se comparado com o asfalto. “É mais um mito. Muito pelo contrário, nas condições que temos hoje de mercado, do preço do CAP, isso fez com que uma curva existente entre o preço do pavimento em concreto e o de asfalto fosse se aproximando até um ponto em que essa curva começou a virar. Hoje vemos obras de pavimentação em concreto sendo feitas em várias cidades do Brasil, algumas delas com custo 25% inferior em relação ao asfalto na implantação. Se colocarmos ao longo da vida útil, chegamos a quase 70% de economia”.

Entre os clientes de Alex estão algumas prefeituras pelo Brasil. “Percebemos em trabalhos que realizamos junto com algumas prefeituras que é possível chegar a uma economia de 10% a 15% no custo inicial das obras em concreto, se comparado com asfalto.”

Vantagem

Alex lembra que trabalhar com pavimentação em concreto é vantajoso para todos os lados: para quem executa a obra, para quem contrata – prefeituras, por exemplo, e para as incorporadoras, que a curto prazo não terão que realizar manutenção no trabalho feito. “Mas cuidado, vai ter quem diga assim: lá na minha cidade a gente aplica dois centímetros de asfalto em solo compactado e pronto… Isso não é pavimento, a primeira chuva vai levar embora e fica somente o prejuízo. É necessário comparar soluções equivalentes de engenharia para uma correta avaliação de custos.”

Fonte: Jornal Floripa

Tags:, ,

Revoke Consent