IMPRENSA

19/10/2011IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

Feira Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense agita a região

O polo cimenteiro fluminense, situado na região que compreende as cidades de Cantagalo, Cordeiro e Macuco é responsável por praticamente todo o fornecimento de cimento do Estado do Rio, o que corresponde a 8% de toda a produção nacional. Tão importante quanto abastecer o mercado e manter a atividade de fabricação do cimento, é promover o desenvolvimento sustentável nessa região. Com mais essa missão da indústria local, é que – juntamente com a ABCP –, promoveu-se nos dias 23 e 24 de setembro, a Feira de Desenvolvimento Sustentável do Centro Norte Fluminense, que em sua terceira edição reuniu autoridades e a população dos três municípios.

A cerimônia de abertura da feira foi marcada pelo convênio que as fábricas de cimento firmaram com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ) e as prefeituras de Cantagalo, Cordeiro e Macuco que unificará os dados referentes à qualidade do ar e do meio ambiente, fazendo inclusive, que essas informações cheguem à população de forma transparente e em tempo real.

Outro convênio firmado, na ocasião com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, tem o objetivo de capacitar os estudantes do ensino médio da rede pública para que atuem na construção civil e na indústria de cimento local. “A intenção é incentivar a qualificação da mão de obra e criar novas oportunidades para esses jovens em prol do desenvolvimento da região”, explica o gerente de Relações Institucionais da ABCP, Mario William Esper.

Durante a cerimônia de abertura, foi anunciada a construção de cerca de 6.800 moradias para as famílias desabrigadas pelas chuvas que devastaram a região Serrana do Rio de Janeiro. Destas,  350 começam a ser erguidas este mês no sistema construtivo de Concreto PVC com o apoio técnico da ABCP.

Para fechar as atividades da feira, estudantes, familiares e professores dos três municípios lotaram o auditório do Macuco Rural Park, onde aconteceu a cerimônia de entrega dos prêmios para os vencedores da 3ª edição do Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável. Participaram do desafio cerca de  11 mil alunos dos cursos de educação infantil, fundamental e ensino médio matriculados nas escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios. O tema desta edição do concurso foi “Água, Fonte de Vida”.

O concurso visa introduzir os conceitos de desenvolvimento sustentável, por meio da leitura, da pesquisa e da criação de trabalhos, utilizando-se formas de expressão como desenho, colagem, redação e filmes de curta duração, de forma que promova a integração do tema entre aluno, escola e família. Ao todo foram distribuídos mais de R$ 57 mil em prêmios para estudantes. Professores e as escolas dos alunos que se destacaram também foram  premiados.

O Concurso Escolar de Desenvolvimento Sustentável é uma realização da ABCP, e das  associadas Holcim, Lafarge e Votorantim. Conta também com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, da Diretoria Regional Serrana I e da Secretaria de Estado de Educação.

Tags:

Revoke Consent