IMPRENSA

02/07/2021IMPRENSA, Noticias, São Paulo

hubIC celebra início de programa destinado a P, D & I

Projeto prevê reduzir em até 3,5 vezes o tempo estimado entre a introdução e implementação da tecnologia no mercado da construção

 

hubIC une o mercado cimentício e o meio acadêmico e celebra início de programa destinado a P, D & I

 

O crescimento da indústria da construção e a sua competitividade passam pela evolução da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação – popularmente chamada de P, D & I – com novos padrões produtivos, novas tecnologias/processos e implementação de uma gestão orientada para a excelência e sustentabilidade.

O projeto hubIC, parceria entre Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), é o primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil. A plataforma é uma iniciativa inédita que une o mercado a favor do desenvolvimento de P, D & I tendo como principal objetivo a pesquisa e produção de elementos cimentícios, com ganhos de produtividade e redução de impacto ambiental que pretende catalisar, desenvolver e implementar iniciativas de inovação de base de engenharia.

“O hubIC faz parte de um ecossistema que tem três eixos de atuação integrando todos os elos da cadeia da construção civil: inovação, produtividade e sustentabilidade. Vamos reunir pesquisadores de várias áreas do conhecimento, empresas, startups e outros parceiros da sociedade que tenham interesse em desenvolver a inovação de base industrial”, destaca um dos coordenadores do projeto e professor da Poli, Vanderley John.

Ao todo, fazem parte do projeto 32 empresas de diferentes elos da cadeia, das grandes cimenteiras a escritórios de projeto, passando por construtoras de todos os tamanhos, empresas de pré-moldados e fabricantes de materiais e componentes. As empresas buscam em um ambiente pré-competitivo identificar oportunidades de inovações que ofereçam ganhos de competividade.

 

Cátedra Ary Torres será ministrada pelo engenheiro Kamal Khayat, um dos maiores especialistas de concreto do mundo

 

Cátedra Ary Torres

Recentemente, o hubiC apresentou o primeiro titular da Cátedra Ary Torres, professor Kamal Khayat. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Khayat é hoje professor na Universidade de Missouri, onde coordena o Centro de Engenharia de Infraestrutura e um centro dedicado a concreto aplicado em transporte sustentável (RE:CAST).

O nome da cátedra homenageia o professor da USP Ary Torres, que foi um dos fundadores e primeiro presidente da ABCP. A cátedra deverá apontar anualmente uma liderança técnico-científica internacional em temas de interesse para os parceiros hubIC. Além de colaborar com novas ideias e com os projetos em andamento, o catedrático desenvolverá atividades de ensino de pós-graduação, palestras para a comunidade hubIC e o público em geral.

Em sua palestra inaugural, o professor Khayat, que é considerado um dos maiores especialistas de concreto no mundo, apresentou a evolução e as aplicações do concreto de alta performance em várias obras que hoje são ícones da construção, como por exemplo a Confederation Bridge, que é a maior ponte de pré-fabricado no mundo, com 13 km; o uso do eco crete em projetos de pavimentação no Missouri; o maior arranha-céu de Dubai, Burj Khalifa, com 160 pavimentos; entre outros.

O professor ainda compartilhou uma experiência similar à do hubIC, que consistiu em integrar desenvolvimento de P, D & I e mercado, reduzindo em quase 3,5 vezes o tempo para se atingir o nível tecnológico desejado. “O tempo estimado entre a introdução e implementação da tecnologia é de em média 17 anos. Acredito que trabalhando juntos nessa cadeira é possível reduzir para 4 ou 5 anos, então é um momento muito empolgante. Há muitos desafios, mas também muitas oportunidades pela frente e estou realmente muito feliz em fazer parte disso”, diz Khayat.

Para Valter Frigieri, diretor de Mercado da ABCP e um dos coordenadores do hubiC, a gestão de projetos exige do profissional habilidades de comunicação, liderança, organização, de solucionar problemas e saber negociar. “O que buscamos com o início desse trabalho é melhorar ainda mais a capacitação, o conhecimento e a troca de melhores práticas”. Ainda de acordo com Frigieri, é se aprofundar ainda mais na integração entre o mercado cimentício e o acadêmico. “O que distingue um projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I) dos demais é o seu alto grau de incerteza e complexidade. Com isso, o gestor precisa aplicar mais esforços de acompanhamento para concretizar os resultados desejados.”, completa.

Na primeira reunião de trabalho, que contou com a participação de cerca de 60 profissionais, foram debatidos os possíveis caminhos para reduzir os principais gargalos do setor, como a alta dependência de mão de obra não qualificada, a necessidade de integração com os diversos elementos construtivos e a preocupação com menor impacto ambiental.

 

Empresas que fazem parte do hubIC

Addor & Associados, Ambar, Apodi Cimentos, ArcelorMittal, Ciplan Cimentos, Direcional Engenharia, FA Oliva Empreendimentos Imobiliários, GCP, Gerdau, Grupo Ercher, Ibratin, Itambé Cimentos, Infibra, Intercement, Lafarge Holcim, Laminatus Engenharia, Latina Group, Leonardi, Matec, MC Construtora, MC Química, MRV, M-Tec, Cimento Nacional, NovakeM, Pasqua Graziano Associados, Supermix, Tarjab Construtora, T&A Pré-Fabricados, Tecnum Construtora, Tenda e Votorantim Cimentos.

Tags:, , , , , , ,

Revoke Consent