IMPRENSA

Foto: ABCP

24/01/2023IMPRENSA, Noticias, São Paulo

hubIC se consolida como um canal de inovação na indústria da construção

Firmado em setembro de 2020, entre Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) com a Universidade de São Paulo (USP), por meio da Escola Politécnica (Poli), o acordo de cooperação técnica para operação do primeiro espaço cooperativo de inovação e construção digital de base industrial do Brasil, batizado de hubIC, alcançou ao final de 2022, resultados significativos.

E isso foi possível porque renomadas empresas, especialistas, fabricantes de insumos e produtos, dentre eles o próprio cimento, entre outros integrantes da cadeia produtiva da construção, uniram esforços para a criação, construção e desenvolvimento de propostas inovadoras de natureza hardtech que atraíram investimentos e ganharam visibilidade na cadeia produtiva da construção.

As ações e resultados alcançados se distribuem desde a criação de uma infraestrutura física que abriga à inovação, até a formatação e início do desenvolvimento de projetos pré-competitivos.

Já estão em marcha tanto o espaço do Centro Tecnológico de Construção Digital quanto o Espaço Hubic, o primeiro já produzindo as primeiras peças cimentícias em 3D e o segundo recebendo as primeiras empresas.

Vários grupos de trabalho foram constituídos e inúmeros tech talks, trilhas de conhecimento e de networking foram realizados, definindo propostas e projetos orientados pela redução dos impactos ambientais – especialmente a emissão de carbono – e menor geração de resíduos, levando em consideração a adoção e prática dos conceitos de economia circular na própria cadeia da construção.

A partir disso, as atividades foram estruturadas em cinco pilares, sendo eles disseminação de conteúdo, divulgação e comunicação, projetos Embrapii, obras de infraestrutura do hubIC e novas frentes de trabalho.

Nesse cenário, o hubIC também desenvolveu ao longo de seus quase dois anos diversos eventos com a participação de especialistas renomados como Kamal Khayat, professor da Universidade de Missouri, Rodrigo Muller, diretor técnico para o mercado de cimento asiático de Concreto de Ultra Alto Desempenho (UHPC em sua sigla em inglês) da Huaxin Cement na China, Guy Perelmuter, fundador da GRIDS Capital, entre outros.
“O papel dos eventos no hubIC é o da uniformização de conceitos e geração de contextos, potencializando a formulação e o engajamento de atores em novos projetos”, comenta Valter Frigieri, diretor de mercado da ABCP e um dos coordenadores do hubIC.

Ao final do exercício de 2022, o hubIC abriu ainda as portas para visitas técnicas com o objetivo de demonstrar na prática como a impressão 3D está transformando o setor da construção civil com tecnologia em fabricação e construção de projetos.

As informações detalhadas sobre as visitas encontram-se disponíveis no site www.hubic.org.br e nas redes sociais do hubIC, de modo a estimular que mais empresas e profissionais possam se somar a esta grande iniciativa.

A existência de um laboratório de construção digital, a metodologia que gerou dois projetos pré-competitivos de inovação hardtech já em andamento, a adesão de mais de 30 companhias ao ambiente, a integração entre Universidade e empresas, são ações que consolidam o hubIC como destacado e importante veículo de inovação na construção. Um ecossistema capaz de dar respostas aos desafios de uma sociedade que demanda redução de impactos ambientais, produtividade e competitividade em custos.

Fonte: Revista Construa

Leia mais aqui no Portal ABCP.

Tags:, , , ,

Revoke Consent