IMPRENSA

05/05/2011IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Mais um ciclo de atividades concluído

Em março, a Comunidade da Construção de Salvador apresentou o balanço dos resultados alcançados no 4º Ciclo de Atividades, que contou com a participação de 21 construtoras e 10 fornecedores do Estado. Em torno de 80 pessoas estiveram presentes no workshop, promovido no Fiesta Convention Center.

O evento teve colaboração do Gerente de Planejamento e Mercado da ABCP, Valter Frigieri, que fez uma abordagem sobre o cenário da construção civil. O Prof. Alberto Casado Lordsleem Jr. (PE) palestrou sobre a metodologia de acompanhamento de desempenho e avaliação de resultados adotada nas obras, executadas com o sistema de alvenaria de vedação, que são monitoradas pela Comunidade.

Outros temas abordados foram “Concreto com Qualidade”, pelo Prof. Adailton de Oliveira Gomes, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, e “A consolidação do sistema construtivo de alvenaria estrutural com blocos de concreto na região Nordeste”, pelo Prof. Joel Araújo do Nascimento Neto, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Um dos grandes destaques do workshop foi o lançamento do Manual de Alvenaria de Vedação com Blocos de Concreto. “Através das ações desenvolvidas pela Comunidade de Salvador nesse 4º Ciclo, pudemos elaborar diretrizes sobre execução e controle desse sistema, com o intuito de que as boas práticas sejam seguidas por outras construtoras da Bahia e por todos os 17 polos em que a Comunidade da Construção está presente no País”, disse a engenheira Ana Gabriela Saraiva, representante da ABCP no Estado. Na ocasião, também foi lançado o folheto “Concreto: como receber, como moldar e como aceitar”. A intenção é divulgar as boas práticas na especificação e controle do concreto empregado nas estruturas. Esse trabalho é a sequência do primeiro folheto: “Concreto: como especificar, como solicitar e como verificar”, lançado no 3º ciclo.

Tags:,

Revoke Consent