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10/06/2015IMPRENSA, Noticias, São Paulo

Pavimento de concreto: da sala de aula para as estradas do país

Terminou nesta quarta-feira a maratona de dois dias do Curso de Tecnologia do Pavimento de Concreto, realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2015 na sede da ABCP, em São Paulo. As aulas foram ministradas pelo time de especialistas da entidade: Marcos Dutra, Leovaldo Foganhole e Rubens Curti. A abertura do curso foi feita pelo gerente da Regional São Paulo na ABCP, Ricardo Moschetti.

Ao todo, 30 profissionais participaram do treinamento, com destaque para o número de mulheres em sala de aula. “Geralmente este curso conta com no máximo três mulheres e nesta turma, especificamente, são onze, ou seja, provavelmente teremos mais mão de obra feminina nos canteiros de infraestrutura do país”, conclui a coordenadora de Cursos da ABCP, Rosângela Alves.

 

Sobre o pavimento de concreto

Além das rodovias, o pavimento de concreto é uma alternativa adequada para os corredores de ônibus, uma vez que a circulação contínua de veículos pesados em avenidas e ruas danifica rapidamente pavimentos menos resistentes. As altas temperaturas, curvas acentuadas, derramamento de óleo, subidas e descidas íngremes são fatores que contribuem para o desgaste dos pavimentos urbanos. Nesse sentindo, o concreto torna-se uma alternativa mais durável e segura.

Na área urbana, a ABCP atua na promoção e disseminação técnica dos pavimentos à base de cimento para corredores e BRTs, destacando-se a adoção da tecnologia em diversas capitais, como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e agora em Goiânia.

Vale ressaltar que a ABCP é uma entidade técnica, não constrói pavimentos, mas é responsável pela transferência tecnológica das boas práticas para execução correta do pavimento de concreto. Sendo assim, os especialistas da entidade treinam e dão cursos a toda equipe envolvida na obra, para que a via tenha qualidade.

Uma obra de qualidade de pavimento de concreto em vias urbanas significa que ao longo dos anos haverá intervenções mínimas na via e o fim das operações tapa-buracos; e para os passageiros, significa menos tempo dentro dos ônibus.

Vantagens dos pavimentos de concreto:

 

  • Durabilidade: mais de 30 anos, praticamente sem necessidade de reparos;
  • Custos competitivos: em vias de tráfego pesado, intenso e canalizado;
  • Economia para o poder público: cada dólar investido em uma estrada de concreto corresponde a uma economia de três dólares em custo operacional (fonte: Banco Mundial);
  • Economia de combustível: pode chegar a 20% a economia de combustível para motoristas que trafegam sobre o pavimento de concreto, de acordo com pesquisa da Arizona State University;
  • Segurança para o usuário: não forma buracos ou trilhas de roda, impede acúmulo de água (aquaplanagem) e reduz em 40% a distância de frenagem;
  • Economia de energia: por ter a superfície clara, reflete melhor a luminosidade;
  • Ecologicamente correto: retém menos calor, mantendo a temperatura ambiente;
  • Construção ágil: o rendimento de construção de cada máquina chega a 1,5 quilômetro/dia. E o tráfego pode ser liberado em poucas horas.

Para saber mais, acesse a página de Cursos.

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