IMPRENSA

01/03/2013IMPRENSA, Noticias, Rio de Janeiro/Espírito Santo

PDE desenvolve agenda inovadora no Rio de Janeiro

Em setembro foi realizado no Rio de Janeiro a primeira Oficina de Inovação Incremental. Foi mais uma ação do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE 2012) para 13 fabricantes de bloco de concreto que participam do programa. O objetivo do encontro foi ajudar o empresário a pensar em como inovar, adaptando a inovação ao processo de produção, reforçando o raciocínio que “não basta ter uma boa ideia, sem planejar como aplicá-la no dia a dia da empresa”.

A inovação é a chave para a garantia de novos negócios, melhores resultados financeiros e maior competitividade das empresas. É isso que o PDE pretende mostrar ao grupo. E buscar a inovação é o desafio deste segmento para os próximos anos. A ABCP e o Sebrae/RJ estão realizando um total de 48 horas de oficinas sobre Inovação Incremental e Gestão da Inovação, com o consultor e engenheiro Filipe Honorato, para ajudar as empresas a trilharem esse caminho. “Falamos sobre cenários e tendências de mercado, entendemos o que é inovação e como ela pode ser utilizada para aumentar as taxas de lucro. Falamos da relação entre posicionamento estratégico, pessoas e inovação. E discutimos a inovação sob a ótica dos processos e a importância do controle para a geração de novos negócios”, resumiu o engenheiro Filipe Honorato.

PDE: presente em dez Estados do País buscando melhor gestão

O Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) foi criado pela ABCP em 2006, no Rio de Janeiro. De lá para cá, já é realizado em dez estados: Rio, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O PDE congrega, hoje, mais de 180 indústrias. O objetivo é reunir as empresas para a promoção de ações que orientem os gestores e seus colaboradores para uma melhor gestão de suas fábricas, por meio da difusão de conhecimentos gerenciais e técnicos. No Rio de Janeiro, já foram trabalhados os seguintes temas: finanças, produtividade, qualidade, competitividade e sustentabilidade. No momento, o tema desenvolvido é a inovação.

Tags:,

Revoke Consent