IMPRENSA

28/10/2010IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Produtividade das estruturas de concreto é apresentada em workshop

A Comunidade da Construção apresentou os resultados obtidos com o “Programa de Melhorias da Produtividade na Execução de Estruturas de Concreto Armado” durante workshop realizado dia 14 de outubro, no auditório da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), no Recife. O evento que reuniu cerca de 60 pessoas foi direcionado aos partici-pantes e parceiros da Comunidade da Construção, com o apoio da ABCP, Abece, Sinduscon/PE, Ademi/PE e Sebrae/PE.

Durante quatro meses, as empresas Gabriel Bacelar, GC Tenório, Prolar, Queiroz Galvão, AC Cruz, Pernambuco, Moura Dubeux, Carrilho, Romarco e Conic Souza Filho participaram do Programa. Os resultados trouxeram os números reais das construtoras e as causas que levaram cada uma delas a ter maior ou menor produtividade nos serviços de concretagem e fôrma. “Os desempenhos foram variados, mas a Gabriel Bacelar, a Carrilho e a Prolar apresentaram estudos bem interessantes”, informou Ubiraci Espinelli, coordenador do Programa e professor da Universidade de São Paulo.

Para Espinelli, o grande desafio a ser superado pelas empresas está relacionado à mão de obra. A ideia do Programa é melhorar a produtividade dos operários, que pode variar entre 80 e 150%. “Diversas razões podem contribuir para essa oscilação, como problemas do projeto da obra e falhas na gestão”, explicou.

Durante a programação, as construtoras Gabriel Bacelar e Carrilho apresentaram seus resultados de produtividade no serviço de concretagem e fôrma, respectivamente, obtidos durante o estudo. Após a divulgação dos resultados os presentes iniciaram um debate e discutiram e apresentaram ideias para o crescimento da produtividade sem perder a qualidade na obra.

Tags:, , ,

Revoke Consent