IMPRENSA

26/03/2012IMPRENSA, Norte/Nordeste, Noticias

Recife é pioneira no programa de capacitação in company

A Queiroz Galvão Empreendimentos Imobiliários, em parceria com a ABCP, desenvolveu um aprimoramento personalizado de boas práticas construtivas em edificações dentro das construtoras. Trata-se do programa de Capacitação In Company da Comunidade da Construção, cujo piloto com o tema “revestimento de argamassa” foi desenvolvido no Recife em fevereiro.

O programa foi dividido em duas etapas: a de capacitação gerencial — voltada para o meio técnico e para os engenheiros — e a operacional, focada na mão de obra da construtora. A ideia é multiplicar o conhecimento. No caso, a Queiroz Galvão transfere as informações recebidas e forma multiplicadores que, internamente, vão repassar o conhecimento adquirido. Enquanto isso, a ABCP programa desenvolver a capacitação em outras construtoras.

O tema revestimento de argamassa, na etapa gerencial, foi abordado por Elza Nakakura, consultora da ABCP. Já a etapa operacional, no canteiro de obras da construtora, foi ministrada pelo engenheiro Angelo Just, da Tecomat.

“Na capacitação gerencial, pudemos discutir com os outros engenheiros e resolver algumas dificuldades que enfrentamos. Já no treinamento operacional, nós constatamos os problemas e, durante a parte prática, a equipe assimilou melhor as soluções. Conseguimos entender mais com a Capacitação In Company do que com os treinamentos corriqueiros que realizamos”, destacou Leonardo Carneiro, engenheiro responsável pela obra visitada.

Raio X

O programa já foi realizado em Jundiaí (interior de São Paulo) sob o tema Estruturas de concreto e em abril terá lugar no Rio de Janeiro, com o tema Alvenaria estrutural com blocos de concreto. As construtoras Direcional e Rossi também já fizeram parcerias de Capacitação In Company com ABCP.

Tags:, , ,

Revoke Consent