Cimento

03/02/2010Cimento, CERTIFICAÇÃO

Selo da Qualidade ABCP para Cimento

O Selo da Qualidade ABCP para Cimento foi criado para avaliar a conformidade dos cimentos com as normas técnicas brasileiras. Toda empresa associada ou não da ABCP que fabricar cimento Portland em conformidade com as especificações brasileiras pertinentes pode solicitar o selo.

Critérios para concessão

Uma vez que o cliente solicita a concessão do selo para determinado produto, a ABCP inspeciona o laboratório do fabricante, a fim de verificar se há o autocontrole integrado da fábrica. Esse autocontrole reporta-se a ensaios diários de cada cimento por meio de procedimentos normalizados (normas ABNT). A validação do autocontrole é efetuada por meio da coleta periódica (trimestral) de amostras de cimento, para a qual é reservada uma porção para a fábrica e outra para a ABCP.

Os ensaios são realizados na ABCP e os resultados, confrontados com os dessa fábrica. Se todos os requisitos de reprodutibilidade entre os dois laboratórios estabelecidos pelas normas da ABNT forem atendidos, passa-se para a avaliação estatística do autocontrole e uma vez evidenciada a conformidade, a fábrica recebe o selo para o produto solicitado.

Selo da Qualidade é o símbolo que atesta a conformidade de um produto com a norma brasileira e que sua fabricação está sob controle contínuo do fabricante.

A ABCP participa do PSQ/PBQP-H como Entidade Setorial Nacional Mantenedora e como Entidade Gestora Técnica do Programa de Cimento Portland.

A seção Downloads deste Portal ABCP possui a relação das empresas qualificadas com os tipos de cimentos e marcas que atenderam estatisticamente às Normas Técnicas de especificação da ABNT, com base no Regulamento do Programa Setorial da Qualidade.

MAIS INFORMAÇÕES

Selo da Qualidade ABCP para Cimento
Av. Torres de Oliveira, 76 – Jaguaré – 05347-902 – São Paulo-SP
Fone: (11) 3760-5423
E-mail: selo.cimento@abcp.org.br

Tags:, , ,

Revoke Consent